quarta-feira, 30 de abril de 2014

Prefeitura de Tejuçuoca disponibiliza cursos profissionalizantes aos jovens munícipes.

A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca através do seu Gestor, Valmar Bernardo, tem a honra de comunicar aos jovens munícipes a obtenção, junto ao Governo do Estado do Ceará, de CURSOS PROFISSIONALIZANTES nas áreas de: Manicure, pedicure e depilação.

Os interessados, que desejarem participar destas capacitações, devem estar munidos da xerox da carteira de identidade, xerox do CPF e xerox do comprovante de residência; para, em seguida, direcionar-se à Secretaria de Assistência Social e realizar sua inscrição. É válido salientar que o capacitando deve ter idade superior a 18 anos.



Presidente Dilma Rousseff bate o martelo e indica o possível apoio de Cid à candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Ceará.

O possível apoio do Governador Cid Gomes (PROS) ao Senador Eunício Oliveira continua agitando os bastidores do poder. O Jornal de Brasília publicou que a Presidenta Dilma Rousseff teria 'batido o martelo' sobre o assunto após resultado de pesquisa de intenção de votos em que Dilma conta com vitória arrebatadora no Estado do Ceará em cima dos tucanos e do pessebistas.

Todos juntos. O acordo estaria definido com a chapa que seria composta com Eunício para o Governo do Ceará, um Vice-governador indicado por Cid Gomes ou a cadeira do Senado Federal.

Outra versão. Fontes do Palácio da Abolição, porém, apontam outra versão. Dilma teria dado carta branca ao Governador, inclusive afirmando que ele é o articulador do processo no Ceará; e, portanto, seu tempo será respeitado.

De fora. O que já se vê é que Inácio Arruda (PCdoB) não terá espaço para sua reeleição e deve sair candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Governador Cid Gomes almoça com a Presidenta Dilma Rousseff que 'bate o martelo' para a montagem do palaque no Ceará. Leia AQUI.

Presidente Dilma prorroga o pagamento do Bolsa Estiagem aos agricultores nordestinos.

A Presidenta Dilma Rousseff anunciou, ontem (29), em Feira de Santana/BA, a prorrogação do pagamento do Bolsa Estiagem para agricultores do Semiárido nordestino. O benefício de R$80,00 mensais é pago a agricultores familiares que vivem, em Municípios, em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal.
Uma Resolução, do começo de Janeiro, previa o pagamento do benefício até Abril. O Ministério da Integração Nacional ainda não tem informações sobre o prazo da nova prorrogação.
"Quero anunciar que prorrogamos o Bolsa Estiagem para que as pessoas tenham condições de passar por esse período de transição da seca para chuva sem sofrer solavancos na sua vida. O auxílio é parte das medidas do Governo para garantir o que chamou de 'segurança social' para a população de regiões que convivem com a seca. O Programa de Construção de Cisternas deve chegar a 1 milhão de unidades até o fim de 2014, como uma das ações para minimizar o impacto da estiagem no semiárido nordestino. São visíveis as melhorias nos indicadores sociais das regiões Norte e Nordeste nos últimos anos; os brasileiros não podem 'voltar atrás' em relação às políticas públicas que beneficiam os mais pobres. Não vamos voltar atrás. Tenho certeza que povo brasileiro não vai retroagir, voltar atrás, desistir disso que conquistamos: A maior redução da desigualdade social do nosso país, a maior criação de empregos que o Brasil teve nos últimos anos. Passamos pela crise garantindo emprego, sem adotar medidas tradicionais que significaram sempre que a conta era apresentada para o trabalhador, para o pequeno produtor, para a classe média do país. Além do Programa de Cisternas, o Governo investe nas grandes obras de infraestrutura hídrica na região, entre elas a integração do Rio São Francisco, ramais, canais e adutoras em vários Estados no Nordeste. É possível conviver com a seca, é direito do cidadão que mora no semiárido, não é favor do Governo. É essa mudança de postura, de afirmação de cidadania, que faz a diferença", disse Dilma.

Aniversariante do Dia: NATÁLIA SOUSA.

NATÁLIA SOUSA

Aniversariante do Dia: SÉRGIO ALVES.

SÉRGIO ALVES

terça-feira, 29 de abril de 2014

Dia do Trabalhador em Tejuçuoca/CE. Confira!

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em vários países; sendo feriado no Brasil.

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago/EUA. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 08 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 03 de Maio houve um levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando 07 Agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando 12 pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 1º de Maio de 1891 uma manifestação no norte da França é dispersada pela polícia resultando na morte de 10 manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como o Dia Internacional de reivindicação de condições laborais.

Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917 houve uma greve geral. Com o fortalecimento da classe operaria, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo Presidente Artur Bernardes, em 1925.

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado, por anarquistas e comunistas, como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador que passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os Governos têm de anunciar, neste dia, o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao Dia do Trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 1º de Maio de 1943.

Portanto, face às comemorações do Dia do Trabalhador, o Prefeito de Tejuçuoca, Valmar Bernardo, juntamente, com a Câmara de Vereadores e as Secretarias Municipais, convidam todos os trabalhadores(as) para participarem das atividades em comemoração ao Dia do Trabalho.

PROGRAMAÇÃO

* 08h00min: Aberturas dos esportes.
- Local: E.E.M. Deputado Fernando Mota.

* 16h00min: Forró Pé de Serra com os idosos.
- Local: Parque de Exposições.

* 18h00min: Premiações esportivas e Forró D+.
- Local: Parque de Exposições.

Dia 03 acontecerá a Festa dos Concludentes - Turma de Pedagogia (IFETE) de Tejuçuoca/CE.


Realizar-se-á no próximo sábado, dia 03 de Maio, no Centro Interescolar do Município de Tejuçuoca/CE, a Festa dos Concludentes – Turma Pedagogia  do Instituto de Formação e Educação Teológica - IFETE. A Banda Moleka Sarada & Gino Abreu comandarão a alegria dos formados.

Chuva em 101 Municípios Cearenses.

101 Municípios Cearenses receberam chuvas, na manhã desta segunda-feira (28), conforme boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrigos - FUNCEME.
A maior precipitação foi registrada no Município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza - RMF, com 51mm, seguido pelo município de Caucaia, RMF, com 50mm, e Fortaleza, com 49,6mm.
Na Capital, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania - AMC registrou alagamentos em alguns bairros, como, por exemplo, Benfica, Mondubim, Meireles e José Wálter.
A previsão da FUNCEME, para esta terça-feira (29), é de chuvas em todo o Estado devido à proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT e da formação de áreas de instabilidade atmosférica.
A previsão, para esta manhã e tarde, é de céu entre nublado e parcialmente nublado, com chuvas ocasionais; e, à noite, o céu deve estar parcialmente nublado.

Aniversariante do Dia: JOSÉ HUMBERTO.

JOSÉ HUMBERTO

domingo, 27 de abril de 2014

Inês Barroso - Vida Eterna!


DEUS levou para junto Dele, INÊS BARROSO, que soube ser mãe de verdade para seus 14 filhos, que deu amor e carinho a todos. Uma guerreira, lutadora, que até o fim batalhou para manter-se viva, perto de seus familiares. Que DEUS que a tenha em um bom lugar.
* 26/Abr/2014 - Vida Eterna!

Aniversariante do Dia: JANETE COELHO.

JANETE COELHO

Aniversariante do Dia: ANTÔNIO SÉRGIO.

ANTÔNIO SÉRGIO

sábado, 26 de abril de 2014

Aniversariante do Dia: MARLÚCIA MAGALHÃES.

MARLÚCIA MAGALHÃES

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Município de Tejuçuoca é contemplado com recursos da FUNASA para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário

O Deputado Federal Danilo Forte (PMDB-CE), parabeniza o Município de Tejuçuoca/CE que foi contemplado, nesta quarta-feira (23), com recursos da Fundação Nacional da Saúde - FUNASA, no PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO.

Com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, o Município terá mais de R$1,8 milhões, para colocar o Projeto em ação.

Danilo Forte considera o empenho ao Município, um progresso para o desenvolvimento social, garantindo mais qualidade de vida aos moradores.

Durante as fases de apresentação e acompanhamento do Projeto, em Brasília/DF, o Parlamentar prestou todo o suporte ao Prefeito Valmar Bernardo (PDT), e sua equipe para que a solicitação obtivesse êxito.

De acordo com o Projeto básico as benfeitorias serão realizadas na região urbana do Município de Tejuçuoca; e, beneficiará mais de 9 mil habitantes.

Os investimentos da FUNASA somam R$1.862.384,55 (Um milhão, oitocentos e sessenta e dois mil, trezentos e oitenta e quatro reais e cinqüenta e cinco centavos).


Escola São Pedro, de Tejuçuoca/CE, celebra a chegada de novas carteiras escolares.

A Escola de Ensino Fundamental São Pedro, no Centro de Tejuçuoca/CE, recebeu, no último dia 19 de Abril, das mãos do Prefeito Valmar Bernardo e do Deputado Danilo Forte, NOVOS KIT'S DE CARTEIRAS ESCOLARES.

"Os novos móveis estão fazendo a alegria dos alunos, proporcionando um ambiente mais adequado para ao aprendizado escolar. As novas carteiras, também, atendem melhor às necessidades da crianças; e, proporcionam mais conforto e estímulos aos alunos. Muitas carteiras estavam muito danificadas; e, a chegada das novas carteiras já proporcionou uma melhora significativa no comportamento dos discentes," disse o diretor da Escola, Antonio José.

Segundo informou o Prefeito Valmar Bernardo, "todas as escolas do Município de Tejuçuoca receberão os novos conjuntos de carteiras escolares. Nosso objetivo é oferecer uma educação cada vez melhor, para tanto, estamos buscando recursos junto ao Governo Estadual e Federal, para proporcionar melhorias aos profissionais de educação, bem como a todos os alunos da rede municipal," disse o Gestor.



Realizar-se-á, em Tejuçuoca/CE, o 1º Concurso dos Destaques Juninos do Vale do Curu.

Acontecerá, amanhã (26), o 1º CONCURSO DOS DESTAQUES JUNINOS DO VALE DO CURU, o evento será realizado, a partir das 20h00min, no Casarão Show, Município de Tejuçuoca/CE, onde serão escolhidos os melhores Destaques Juninos do Vale do Curu.

Dentre os destaques do evento, serão a escolhidos o melhor casal de noivos, rainha e rainha gay. Ressaltando que os melhores classificados receberão, como congratulações, faixa, troféu, coroa e uma premiação em dinheiro.

E, para abrilhantar o evento, haverá a participação e apresentação honrosa da atual campeã dos Festejos Juninos do Município de Mossoró/RN, a Rainha Mara Alexandre da Quadrilha Ceará Junino.

Maiores informações:
- César Eufrásio: (85)8800.7845.
- Julimar Abreu: (88)9115.6648.

III Campeonato Tejuçuoquense de Futebol - COPÃO 2014: Confira os jogos e classificação!


Foi encerrada, no último final de semana, mais uma rodada do III Campeonato Tejuçuoquense de Futebol - COPÃO 2014, tanto na segunda como na primeira divisão. Os jogos aconteceram no Campo Cachoeirão, e tiveram os seguintes resultados:

Dia 19 de Abril (sábado).
* 2ª Divisão – Grupo A:
- Paraíso 0x0 Boqueirão.

* 1ª Divisão – Grupo A:
- Nigéria 1x0 ADC.

Dia 20 de Abril (domingo).
* 2ª Divisão – Grupo B:
- Cruzeiro 5x3 São Bento.

* 1ª Divisão – Grupo B:
- Retiro 3x1 Vila Real.

TABELA DE JOGOS

Dia 26 de Abril (sábado).
* 2ª Divisão – Grupo A:
- 14h00min: Cachoeirão x Poeirão.
- Local: Campo Cachoeirão.

* 1ª Divisão – Grupo A:
- 16h00min: Boa Ação x União.
- Local: Campo Cachoeirão

Dia 27 de Abril (domingo).
* 2ª Divisão – Grupo B:
- 14h00min: União x Arisco.
- Local: Campo Cachoeirão.

* 1ª Divisão – Grupo B:
- 16h00min: Juventude x Novo Esperança.
- Local: Campo Cachoeirão.

CLASSIFICAÇÃO

Seminário discute convivência com o semi-árido e preparação para a seca no Nordeste.

O Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Águas e o Governo do Ceará, com o apoio do Banco Mundial, irão realizar, em Fortaleza/CE, no próximo dia 28 de Abril, o Seminário sobre Política de Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca. O evento acontecerá durante todo o dia, a partir das 09h00min, no Hotel Oásis – Av. Beira-Mar, 2500.
O seminário, em Fortaleza, encerra um ciclo de debates iniciado por 03 seminários sub-regionais realizados em Salvador/BA (26 a 28/03), Natal/RN (03 e 04/04) e Maceió/AL (10/04) e terá o caráter de sintetização das discussões e das propostas alcançadas nesses seminários preliminares, na perspectiva de construção de diretrizes para uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca.
PROGRAMAÇÃO
- 09h00min: Abertura (autoridades à Mesa).
- 10h00min: Contextualização do debate: As oportunidades para avançar. Expositor: Antônio Magalhães (CGEE).
- 10h20min: Mesa Redonda: Conclusões dos seminários sub-regionais (Relatório-Síntese). Expositor: Júlia Cadaval Martins (Banco Mundial). Comentaristas: Luiz Henrique Dutra (Casa Civil da Bahia); Tarcísio Dantas (Secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte); Luís Napoleão Casado (Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas)
- 12h00min: Almoço.
- 14h30min: Mesa Redonda: Política para o Semiárido: Desafios da Institucionalidade e do Sistema de Governança. Expositor: Francisco de Assis Souza Filho (Universidade Federal do Ceará). Debatedores: Roberto Marinho Alves da Silva (Senaes/MTE); Roberto Paulo Machado Lopes (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
- 16h30min: Coffee-Break.
- 16h45min: Estratégias para encaminhamentos e plano de ação.
- 18h00min: Encerramento.

Aniversariante do Dia: AÍLTON PEPITA.

AÍLTON PEPITA

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Realizar-se-á, quarta-feira (30), o VozVio - Musical na Casa da Cultura de Tejuçuoca/CE.


Realizar-se-á, no próximo dia 30 de Abril, a partir das 19h00min, o VozVio - Concerto Musical. Um concerto, predominantemente, de Música Popular Brasileira - MPB. O evento acontecerá na Casa da Cultura do Município de Tejuçuoca/CE.

Dentre as várias apresentações podemos destacar a presença de Taísa Matos, Belo Santos, Joyce Alves, César Ribeiro e Pedro Wagson.

Portanto, garanta sua presença adquirindo, antecipadamente, seu ingresso.

Maiores informações:
- Belo Santos: (85)9151.8343
- César Ribeiro: (85)9260.7832
- Pedro Wagson: (85)9229.4710

SEDUC/Ce divulga resultado e convoca 2.996 professores aprovados em Concurso Público.

Mais 2.996 novos professores estão sendo convocados para reforçar o time da educação do Ceará. A Secretaria da Educação divulgou o edital de convocação dos aprovados e classificados no concurso público para professor da rede estadual. Confira a lista com atenção, avise aquele seu amigo que participou, e não perca as datas do cronograma.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação - SEDUC, convoca os aprovados e classificados no Concurso Público, até o limite de vagas para o provimento do cargo de Professor, classe Pleno I, referência 1, conforme a ordem de classificação constante no Edital 009/2014; e, homologação no Edital 010/2014. Serão convocados 2.996 candidatos.

CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO
01. Início da perícia médica: 05 de Maio.
02. Opção para futura lotação: 12 de Maio a 20 de Junho.
03. Nomeação: Junho de 2014.
04. Posse e exercício: Até 11 de Julho.

É válido salientar que as datas da perícia, de cada candidato, serão divulgadas no site da SEDUC no dia 29 de Abril. Já as carências, por Município, serão divulgadas no dia 05 de Maio, a partir das 17h00min.

Acesse o Edital de Convocação, AQUI.

BLOG DJACIR EUFRÁSIO & VOCÊ completa 03 anos de qualidade na informação.


Hoje, 24 de Abril, o BLOG DJACIR EUFRÁSIO & VOCÊ está completando 03 anos. Neste período foram inúmeros os motivos que fizeram deste canal um verdadeiro elo de ligação entre nós e os quase 500.000 acessos; quer seja pela publicações de diversões, utilidade pública, entretenimentos, etc... Ou mesmo, pelo fato de tentar buscar a informação verídica e repassar às pessoas que nos seguem.

Nestes 03 anos houveram felicidades e prazer em proporcionar, principalmente, ao tejuçuoquense, a informação de qualidade e verdadeira; entretanto, houveram, também, motivos de desavenças e desgostos (para alguns) por se sentiram ameaçados por está sendo divulgado a realidade dos fatos; assim, como, também, houveram algumas vitórias judiciais pelos os quais tentaram direito de resposta ou mesmo tirar este blog do ar; todavia, mediante, as postagens sempre com a espinha dorsal da veracidade, estes mesmos processos instalados, foram vencidos pelo BLOG DJACIR EUFRÁSIO & VOCÊ que sempre está do seu lado cidadão; mantendo-o bem informado.

Portanto, que venha mais 03, 04, 05... Enfim, vários anos de informação à todos; em especial, ao povo de Tejuçuoca.

Bom dia.
Felicidades e todos!

Aniversariante do Dia: AMILTON FORTE.

AMILTON FORTE

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Município de Tejuçuoca recebe Técnicos da Defesa Civil para a instalação de mais 15 NOVOS POÇOS PROFUNDOS.

O Município de Tejuçuoca, representado pelo Prefeito Valmar Bernardo, recebeu, na manhã de ontem (22), Técnicos da Defesa Civil do Estado do Ceará.

Na ocasião, foi discutido e avaliado a melhor forma possível para iniciar a instalação de 15 NOVOS POÇOS PROFUNDOS; beneficiando, assim, várias famílias das seguintes Localidades: Retiro, Fazenda Papagaio, Pasco, Alegria II, Pitombeira, Carnaubinha, Quixaba, Massapê, Poço do Padre, Riacho das Pedras III, Riacho dos Pereiras, Riacho das Pedras I, Barbada, Barreiras e Cachoeira Funda.

KARLINHA ALVES: Sucesso total!

KARLINHA ALVES. Vamos falar de gente que é da gente. Sempre trabalhou com a voz, veio para Tejuçuoca e foi sucesso na 102Fm, onde desempenhou um belo trabalho com o Locutor Jesuíto Marques, através do Programa Mistura Musical, com ouvintes em Baturité, Canindé, Paracuru, Itapagé, Umirim e Tejuçuoca.

Mas, Karlinha Alves, com problemas de saúde em familiares, teve que retornar à Fortaleza. Todavia, havia algo preparado pra ela: Foi convidada, pelo Jornalista Queiroz Ribeiro, para trabalhar na A3Fm – Rádio oficial do forró – com o Programa Clássicos do Forró. Programa dedicado às belezas do sertão, da poesia, do forró, etc... Em apenas 03 meses, o sucesso de Karlinha Alves veio à tona.

É valido salientar, ainda, que Karlinha Alves, desenvolveu um trabalho como Promotora e Produtora de Eventos em Tejuçuoca. E, em Fortaleza, não foi diferente; hoje, na Ka Produções é sucesso total.

Portanto, amigos e parceiros, Karlinha Alves com um belíssimo trabalho desenvolvido, está à disposição para promover seu evento ou mesmo divulgar o nome de seu empreendimento.
CONTATO: Karlinha Alves


Tem medo de estacionar seu carro? Observe as dicas pra fazer uma baliza perfeita.

O sucesso da baliza só se dá quando se encontra a posição correta de parar o veículo ao lado do à frente da vaga. Isso deve ser descoberto com um pouco de treino.

Sempre se certifique que existe espaço para o seu veículo. Aproveite o momento em que está passando ao lado da vaga para comparar o tamanho do seu veículo com o espaço disponível. Lembre-se que não basta ele caber, ele precisa de pelo menos 30% do seu tamanho a mais para realizar os movimentos com segurança.

Cuidado com motos estacionadas, elas entram no ponto cego do retrovisor durante a manobra.

Cuidado ao manobrar veículos do tipo sedan cuja traseira pode ficar oculta pelo retrovisor.

Faça os movimentos com calma, sempre verificando os 03 retrovisores à procura de pedestres, veículos em movimento, animais, obstáculos e evitando danificar os veículos estacionados.

Não tenha vergonha, treine muito, só assim você poderá fazer baliza com facilidade e precisão.


Pão está 16,2% mais caro no Ceará.

Item, praticamente, obrigatório na mesa dos cearenses, o pão francês, mais conhecido no Estado como 'carioquinha', tem ficado cada vez mais pesado no bolso dos consumidores. Para se ter uma ideia, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, de Março, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, nos últimos 12 meses o preço do produto subiu 16,23% em Fortaleza/CE, acima inclusive da média nacional para o período, que foi de 13,82%.
Além do carioquinha, os panificados em geral ficaram 12,56% mais caros em Fortaleza no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em Março. Outro destaque negativo foi o pão doce, que registrou alta de 10,75% no período. "O principal insumo do produto, que é a farinha de trigo, sofreu reajuste de 20% ainda no ano passado e voltou a ficar 34% mais cara em Fevereiro último. O repasse foi inevitável", disse o Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará - SINDIPAN, Lauro Martins.
Como a farinha de trigo, também, é essencial para a fabricação do macarrão e dos biscoitos, esses produtos também ficaram mais caros, em Fortaleza, nos últimos 12 meses, quando registraram, respectivamente, aumentos de 5,64% e 4,92%. "Como a Argentina suspendeu a exportação da farinha de trigo para o Brasil, estamos trazendo a mesma de países como Canadá, Estados Unidos e Rússia. Isso aumenta os custos", explica Martins.
O Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do Ceará - SINDITRIGO, Eugênio Pontes, também culpa a farinha de trigo pelo aumento dos panificados. "Nas últimos semanas, a saca já subiu mais de US$30,00 a tonelada", diz.

Aniversariante do Dia: PEDRO HENRIQUE.

PEDRO HENRIQUE

terça-feira, 22 de abril de 2014

Secretários Eliseu Joca e Valdelúcia Andrade representam a cidade de Tejuçuoca em reunião do Selo UNICEF - Município Aprovado.

Representantes de Municípios Cearenses inscritos nesta edição do Selo UNICEF - Município Aprovado estão participando, em Fortaleza/CE, de capacitação promovida pelo UNICEF, no auditório Celso Furtado – Banco do Nordeste do Brasil - BNB.

É válido ressaltar que o objetivo do encontro é apresentar orientações sobre a realização do 1º Fórum Comunitário e a implementação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA, 02 ações estratégicas de participação social que os Municípios devem cumprir para continuar participando da iniciativa, que prossegue até 2016. No 1º Fórum, representantes dos diversos segmentos do Município identificarão – com a ajuda de um diagnóstico prévio – as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, que podem reduzir a desigualdade a que estão submetidas meninos e meninas (por exemplo, da zona urbana e rural, com deficiência ou não etc). A partir dessa análise participativa, será construído um Plano de Ação com metas e atividades que devem ser executadas tendo em vista a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Estão participando da capacitação: Articuladores Municipais, Presidente de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, adolescentes e membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

O Município de Tejuçuoca está sendo representado pelos Secretários Municipais, Eliseu Joca e Valdelúcia Andrade, pelos alunos, Erlon Teixeira e Larissa Campos, que estão participando do 2º Ciclo de Planejamento e Participação Social do Selo UNICEF. É de suma importância lembrar que a cidade de Tejuçuoca é, uma das poucas a conquistar o Selo UNICEF pela sexta vez consecutiva.


Prefeitura Municipal de Tejuçuoca realiza solenidade de entrega novas carteiras escolares nas Escolas São Pedro e Santa Ana.

A Prefeitura de Tejuçuoca realizou, no último sábado (19), a cerimônia de entrega de novas carteiras escolares à comunidade escolar dos Colégios São Pedro (Sede) e Colégio Santa Ana (Riacho das Pedras).

Além das cadeiras, o Prefeito Valmar Bernardo entregou aos 1.075 alunos e 51 professores da Escola São Pedro o prédio da unidade escolar reformada.

Valmar Bernardo informou, ainda, que além dessas escolas, as demais unidades escolares de Tejuçuoca receberão novas carteiras escolares.

Disse, ainda, que seu Governo conseguiu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, recursos para construção de mais uma escola municipal com 12 salas de aula e um ginásio esportivo coberto na sede do Município.

Na ocasião, Bernardo anunciou ainda que deverá assinar nas próximas semanas um convênio com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, para liberação de recursos da ordem de R$4,7 milhões para investimento na segunda etapa de execução das obras de saneamento básico da sede do Município.

A licitação deve ser realizada em breve e os recursos chegam a Tejuçuoca graças ao apoio político do Deputado Federal Danilo Forte, Ex-presidente Nacional da FUNASA. Forte, apesar de atualmente exercer mandato parlamentar tem na FUNASA uma de suas principais zonas de influência junto ao Governo Federal. Em quase 04 anos de mandato parlamentar, Danilo tem conseguido liberar dezenas de milhões de reais para investimentos em saneamento básico e abastecimento de água para os Municípios do interior cearense.
Fonte: ADRIANO FURTADO

O Município de Tejuçuoca teve aumento populacional de 33,8% em treze anos.

Dos 5.570 Municípios do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos Municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes.
Em nível nacional, o Município que mais perdeu, proporcionalmente, a população foi Maetinga, na Bahia, que fica a 609 quilômetros de Salvador. No censo de 2000, a cidade, que foi criada em 1985, aparece com 13,7 mil pessoas. Já em 2013, o número caiu para 5,9 mil – queda de 56,4%.
No Ceará, Guaramiranga apresentou a maior redução populacional. Em 2000, o censo contabilizou 5.714 pessoas, 13 anos depois, o número caiu para 3.909, o que significa variação de 31,6%.
As 18 Cidades Cearenses que apresentaram redução de população são Morada Nova, Aratuba, Jaguaribe, Orós, Quixelô, Senador Pompeu, Tamboril, Ipueiras, Parambu, Saboeiro, Tarrafas, Farias Brito, Aurora, Guaramiranga, Reriutaba, Porteiras, Granjeiro e São João do Jaguaribe.
Segundo o IBGE, o Município de TEJUÇUOCA apresentou aumento populacional de 33,8% em 13 anos. No ano 2000 o Município contava com 13.519 habitantes. Já em 2013, esse número subiu para 18.083.

Será realizado nos dias 08 e 09 de Maio o II Seminários dos Prefeitos Cearenses com a participação de especialistas em gestão.

Qualificar não apenas os Prefeitos como também todo o quadro do funcionalismo municipal nas práticas de gestão, a fim de que se possa prestar um serviço público de qualidade. Esse é o principal objetivo do II Seminário Prefeitos 2014, que acontecerá nos dias 08 e 09 de Maio, no Centro de Eventos do Ceará - CEC, em Fortaleza.
O I Seminário aconteceu em Abril/2013. Na ocasião, havia uma preocupação de voltar-se, principalmente, para os Prefeitos no início da gestão, oferecendo ferramentas importantes no enfrentamento das demandas administrativas. No que acontece neste ano, o foco será para o aprofundamento dos mecanismos disponíveis para os Gestores nas questões administrativas e financeiras de modo a tocar as ações do Poder Executivo municipal.
O Governador Cid Gomes fará a abertura do evento, durante a realização do 1º painel do dia. Também, serão palestrantes em mais 03 painéis, dentre outros, o Vice-governador Domingos Filho, Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Senador Eunício Oliveira, Presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Ceará, Sheila Cavalcante, Secretário do Turismo do Estado, Bismark Maia, Prefeita Patrícia Aguiar e Prefeito Clodoveu Arruda, respectivamente, de Tauá e Sobral.
03 Jornalistas do Diário serão Presidentes de mesa: O Editor de Política, Édson Silva, e os colunistas Egídio Serpa e Roberto Maciel. Também será Presidente de mesa a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Águeda Pontes. O evento, ainda, disponibilizará stands para apresentação de produtos e serviços dos órgãos públicos e empresas privadas, especialmente fornecedores das Prefeituras cearenses.
Na opinião do Gerente Geral de comercialização do jornal, Ruy do Ceará Filho, "o evento tem como meta o bom debate e levar conhecimentos específicos para quem faz a gestão. A segunda edição foi ensejada pelo sucesso da primeira, quando houve uma participação maciça dos Gestores e dos colaboradores dos Prefeitos. A missão de aproximar a população das discussões, também, se dará pela publicação de 02 cadernos especiais, sendo a ser publicado na abertura, dia 08, e o outro após sua realização. O Diário do Nordeste participa de um evento com essa especificidade, transcendendo sua função social de dar notícias", afirmou.
Um dos momentos que ressaltará a necessidade de melhor qualificação dos Gestores será a palestra da Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado, Lena Lobo. Ela demonstrará como novos conhecimentos poderão ser importantes para superação de desafios mais reclamados nas administrações, tais como a prestação de contas, manejo na tecnologia de informática para acesso a serviços do Governo Federal e captação de recursos dos Governos Federal e Estadual.
O evento é uma iniciativa do Diário do Nordeste, sendo realizado pela Prática Eventos, com parcerias da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FUNCEPE e Instituto Future e patrocínios do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Começa, hoje (22), a Campanha de Vacinação Nacional de Vacinação contra a Gripe.


A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada desta terça-feira (22) até 09 de Maio. No dia 26 de Abril, haverá mobilização em todo o País. Cerca de 49,6 milhões de pessoas no Brasil devem ser vacinados, número superior aos 39,2 milhões da Campanha 2013. No Ceará, a meta neste ano é imunizar 80% da população de 1.995.760 pessoas, entre elas 383.098 crianças de 02 a 04 anos, 11 meses e 29 dias, superando o público-alvo de 2013, que foi de 1.567.976 pessoas. No ano passado, o limite de idade da campanha nacional para vacinação de crianças era de 06 meses a menores de 02 anos.

Serão vacinados, ainda, nesta campanha idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional.

Os idosos são o maior grupo a ser vacinado, somando 924.727. Seguido das crianças de 02 a menores de 05 anos; das que têm entre 06 meses e 02 anos (192.884); trabalhadores de saúde (138.790). As gestantes somam 96.442 e as puérperas 15.853. Já os indígenas serão 21.404.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, a estimativa é de que de 5 a 15% da população sejam acometidos pela influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral, que deve causar de 3 a 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes todos os anos. A principal prevenção contra a influenza é a vacinação.

A influenza causa febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A transmissão do vírus ocorre através do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou por meio das mãos ou objetos contaminados quando entram em contato com os olhos, boca, nariz. Assim, é de estrema importância lavar bem as mãos. O ato simples promove saúde e evita doenças.

domingo, 20 de abril de 2014

Domingo de Páscoa: O verdadeiro sentido!

Páscoa (significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 d.C. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de Março e 25 de Abril. O termo pode referir-se, também, ao período do ano canônico que dura cerca de 02 meses, desde o Domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesa, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de 'passagem', comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

Celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por 03 dias, até sua ressurreição.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 08 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a 'passagem' de Cristo, da morte para a vida.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um 'sêder do pesach' – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia da qual participou Jesus Cristo (segundo o Evangelho de Lucas 22:16) teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia e portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.

A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A versão 'coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?' é comercialmente mais interessante do que 'Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?', que é a versão original desta rima.