quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aniversariante do Dia: IVONEIDE TEIXEIRA

IVONEIDE TEIXEIRA

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Iniciado o pagamento PIS/PASEP 2013-2014.

Teve início, na última terça-feira (23), o período de pagamento aos beneficiários do Programa de Integração Social - PIS, concedido aos trabalhadores com direito a saque no exercício 2013/2014. No entanto, até o próximo dia 12 de Agosto, apenas os titulares de conta-corrente ou poupança na Caixa terão acesso ao recurso.

Após essa data, o recolhimento será feito conforme o Calendário de Pagamento, começando com os nascidos no mês de Julho, que já passam a receber a partir do dia 13 de Agosto. O saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco.

De acordo com a Caixa, o valor do abono salarial corresponde a um salário mínimo, mas os rendimentos podem variar conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador. Mesmo não realizando o saque, o beneficiário não perde o dinheiro, pois os valores retornam para a sua conta de participação. No caso do abono salarial, o valor não sacado dentro do prazo estipulado retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT.

Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008 (cinco anos de cadastramento) e que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa. Além disso, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e os dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano-base 2012 devem estar corretos.

Em caso de dúvida, o trabalhador pode ir à página da Caixa na internet e acessar a opção 'Consulta de Pagamentos', ou então entrar em contato com a instituição pelo Canal de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207. Ao ligar para o serviço, o trabalhador deve ter em mãos o número do seu PIS.

A consulta poderá ser efetuada 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Os benefícios do Programa de Integração Social - PIS ficarão disponíveis até 30 de Junho de 2014; e, até lá, cerca de 45 milhões de trabalhadores poderão receber os rendimentos.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO PIS 2013/2014

IBOPE divulga pesquisa para os cargos de Senador e Governador no Estado do Ceará.

O Ibope divulgou, ontem (24), uma pesquisa de intenção de voto para os cargos de Governador e Senador no Ceará. Na pesquisa espontânea, em que não são sugeridos nomes de candidatos, 69% dos eleitores disseram não saber em quem votar. Outros 17% afirmaram votar em branco ou nulo.

PESQUISA ESPONTÂNEA. Dos 14% que citaram algum nome espontaneamente, a maioria (6%) citou o nome do atual Governador, Cid Gomes, que não pode mais se reeleger por estar no segundo mandato. Outros nomes lembrados foram Domingos Filho, Eunício Oliveira, Tasso Jereissati, Heitor Ferrer e Luizianne Lins, todos com 1% de intenções de voto. A pesquisa não computou os nomes citados por menos de 1% dos entrevistados.

Para Senador, o número de indecisos é ainda maior. 77% dos entrevistados não saberiam em quem votar se as eleições fossem hoje. O percentual de votos brancos e nulos é o mesmo do registrado para o governo: 17%. Apenas três nomes foram citados de forma expressiva na pesquisa espontânea para o senado: Tasso Jereissati (2%), Eunício Oliveira (1%) e Inácio Arruda (1%).

PESQUISA ESTIMULADA PARA GOVERNADOR. O Ibope, também, analisou a intenção de votos em cenários onde são propostos alguns nomes de candidatos. No primeiro, Tasso Jereissati tem o voto de 45% dos entrevistados, Eunício Oliveira conta com 20%, Mauro Filho com 6% e Leônidas Cristino, juntamente com Domingos Filho, têm 4% dos votos, cada. Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos 7%.

Num segundo cenário, com uma disputa entre Tasso, Eunício e Leônidas Cristino, as intenções de voto são de 49%, 26% e 4%, respectivamente. Mais uma vez, brancos e nulos são 14% e indecisos, 7%.

Considerando como candidatos Tasso Jereissati, Eunício Oliveira e Mauro Filho, o resultado é 50%, 25% e 6%, respectivamente. Votos brancos e nulos somam 13% e não saberiam em quem votar 7%.

Entre Tasso, Eunício e Domingos Filho, o primeiro tem 51% das menções, enquanto o segundo tem 26% e o último 4%, com 13% votando branco ou nulo e 6% de indecisos.

PESQUISA EMBATE DIRETO. O Ibope, também, perguntou aos eleitores em quem votariam em três situações de embate direto, com o Senador Eunício Oliveira enfrentando ou Leônidas Cristino, ou Mauro Filho ou ainda o Vice-governador Domingos Filho.

No primeiro, o Senador tem 50% dos votos, contra 10% do Ministro dos Portos. O total de votos não válidos soma 26% e os indecisos 15%.

Contra Mauro Filho, o Senador venceria com 47% dos votos, enquanto o Secretário aparece com 16%. Brancos e nulos são 23% e indecisos 13%.

Eunício, também, venceria contra Domingos Filho com 50% das menções, enquanto o Vice-governador tem 11%. Neste cenário, brancos ou nulos são 14%, enquanto os que não definiram o voto chegam a 26% dos entrevistados.

PESQUISA ESTIMULADA PARA SENADOR. O instituto de pesquisa apresentou duas possibilidades para o Senado. Na primeira, Tasso Jereissati vence com 43% dos votos os outros candidatos, que são Inácio Arruda (19%), Heitor Ferrer (18%) e José Guimarães (5%). Votos brancos e nulos são, neste caso, 10% e indecisos, 6%.

No outro cenário, Tasso tem 44% menções, enquanto Inácio tem 19%, Heitor Ferrer 18% e Luizianne Lins aparece com 4%. 10% votam branco ou nulo e 6% não responderam nenhum dos nomes apresentados.

Aniversariante do Dia: RODRIGO ARAÚJO.

RODRIGO ARAÚJO

sábado, 20 de julho de 2013

TEJUBODE: Nota de Esclarecimento.


PREFEITURA MUNICIPAL DE TEJUÇUOCA
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO OFICIAL
 
É com absoluto respeito e responsabilidade pelos munícipes, a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, em acordo com as secretarias e demais setores municipais, decidem que por motivo financeiro e condições de parcerias e seguridade, fica adiado o TEJUBODE de 2013 para os dias 11, 12 e 13 de Outubro do ano vigente.
 
Compreende-se que a prioridade maior do Poder Executivo Municipal, é garantir o salário do funcionalismo e situação dos munícipes, no entanto, para a realização de um evento no porte do TEJUBODE e garantias da comodidade dos visitantes, comprometem a situações adversas.
 
Portanto o TEJUBODE de 2013 fica adiado para o mês de Outubro do corrente ano.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Acusados de explodir e assaltar agências bancárias, em Tejuçuoca, são capturados.

Investigações realizadas por inspetores da Delegacia de Roubos e Furtos - DRF e Agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência - COIN da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social - SSPDS, resultaram na prisão de 06 suspeitos de envolvimento nos recentes ataques a bancos na Capital e Interior do Ceará.

Parte da quadrilha desarticulada foi presa em um Celta de cor preta. No interior do veículo, foram encontradas vários comprovantes de recibos de depósito, além de notas fiscais de compras de gás que seria utilizado em maçaricos, equipamento usado para violar caixas eletrônicos.

Os valores eram mandados para um conta bancária em Joinville/SC. Leandro Mendes Manoel (24), um dos presos, é natural daquela cidade. Também foram detidos Wosney Almeida Lima (26) e Elaine Andrade Cordeiro (18), namorada de Leandro Mendes.

O Titular da DRF, Delegado Romério Almeida, informou que Leandro Mendes responde a processos, em Santa Catarina, pela prática do mesmo tipo de crime.

Está comprovada a participação de Leandro Mendes e Wosney Lima no ataque à agência do Banco do Brasil de Jaguaribe/CE. O crime foi cometido no dia 13 de Junho. Romério Almeida informou que está sendo investigado o envolvimento dos suspeitos no ataque à agência do Banco do Brasil, em Pentecoste/CE, ocorrido na madrugada da última quarta-feira (10).

Poucas horas após o ataque ao banco em Pentecoste, os policiais da DRF e da COIN prenderam 03 suspeitos de participação efetiva no delito. Carlos Walkier Izaías Nunes Moura (40), é especialista em explosivos e estava acompanhado de Paulo Roberto Melo de Oliveira (23) e Antônio Gomes de Sousa (30). Todos eles, segundo informações da Polícia, têm envolvimento com ações criminosas contra bancos e roubos do tipo 'saidinha'.

Sobre os últimos ataques a agências no Interior, o Delegado Romério Almeida disse que Walkier, comprovadamente, agiu contra bancos em São Luís do Curú/CE e Tejuçuoca/CE, no dia 15 de Maio.

Recentemente, os 03 acusados seguiam para a cidade de Pedra Branca/CE para mais um roubo, mas abortaram o plano; pois, no Distrito de Cruzeta havia uma forte barreira da Polícia Militar.

Prefeitura Municipal de Tejuçuoca realiza encerramento de módulo do Programa Juventude Empreendedora - JUVEMP.

A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca - PMT em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS do Ceará realizaram o encerramento do módulo do Programa Juventude Empreendedora - JUVEMP. Programa este que busca, como objetivo principal disseminar assuntos cotidianos que possam brotar e aguçar o espírito empreendedor dos jovens do município de Tejuçuoca.

É válido salientar que, o encerramento deste módulo foi conduzido de forma incentivadora; isto é, mediante várias apresentações culturais pelos quais foi abordado o seguinte tema: "Gravidez na Adolescência e Meio-ambiente".

O Evento foi realizado na Casa da Cultura do Município de Tejuçuoca; e, contou com a participação dos Secretários Municipais e dos Coordenadores Estaduais do Projeto, além da Coordenadora Municipal Carla Eufrásio.

Prefeitura de Tejuçuoca realiza ações de melhorias na distribuição d'água do Município.

A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, estão trabalhando para melhorar a qualidade da água distribuída na Sede do Município.

Para um melhor aproveitamento e distribuição hídrica, no Município, estão sendo realizadas obras no manancial do Açude Boqueirão; onde, o intuito primordial é melhorar a captação d'água.

É válido destacar que as obras consistem em avançar, aproximadamente, 800 metros, aproximando o motor hidráulico da maior concentração de água. Diminuindo, assim, o mau cheiro e aumentando a qualidade da água distribuída.

É oportuno destacar que essa medida atende às reivindicações feitas em Audiência Pública de Combate à Seca, realizada, no dia 18 de Junho, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR de Tejuçuoca, onde foram discutidos vários assuntos, inclusive a distribuição e a má qualidade da água.

8º Circuito de Quadrilhas Juninas SESC Ativo - Seletiva Vale do Curú: Etapa de Tejuçuoca.


No sábado (06), realizou-se o 8° Circuito de Quadrilhas Juninas SESC Ativo - Seletiva Vale do Curú, no Município de Tejuçuoca/CE.

O Evento aconteceu na quadra poliesportiva da Escola de Ensino Médio Fernando Mota, quando teve início às 18h00min.

Muitos participaram; e, o Evento foi um sucesso total. Uma Realização do SESC em parceria com a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca. Organização SECULT - Secretaria da Cultura e do Turismo.

ProUni: Resultado da 2ª Chamada.

Até o dia 22 próximo, o estudante selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

Caso tenha ficado fora das 02 chamadas já realizadas e pretenda integrar a lista de espera do Programa, o candidato deve fazer a adesão, também on-line, no período de 26 a 29 próximo. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni - SisProUni para consulta pelas instituições de ensino em 1º de Agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 07, do mesmo mês, para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de Agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

No processo seletivo deste 2º Semestre, o ProUni registrou o total de 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscrições chegou a 844.864 — cada estudante pôde fazer até duas opções de curso.

Foram ofertadas 90.045 bolsas — 55.693 integrais — em instituições particulares de educação superior. Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota na redação que não tenha sido zero.

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até 03 salários mínimos.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Estado do Ceará é o primeiro a receber parte do Programa Garantia Safra 2013/2014.


O Ceará é o primeiro Estado do Nordeste contemplado com parte dos R$7 bilhões destinados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, esteve no Ceará para fazer o anúncio que beneficia os agricultores familiares.

Pepe afirmou, "o principal objetivo é estimular os agricultores da região do Semiárido a desenvolverem sistemas de produção que façam reserva de água e de alimentos no período chuvoso, para assim garantir água e alimentação para o rebanho durante período seco. Essa medida é uma forma de evitar os efeitos da estiagem, já que é o grande problema que estamos vivenciando hoje; em várias regiões é conseqüência da seca prolongada."

De acordo com o Ministro, essa é a primeira vez que o Governo Federal desenvolve um plano específico para o Semiárido Brasileiro, voltado diretamente para as condições climáticas da região.

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 é destinado aos agricultores familiares cearenses; foram entregues 117 máquinas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/2) aos Municípios da região do Semiárido. A ação vai contemplar uma população rural de mais de 1,2 milhão de pessoas, sendo 206 mil agricultores familiares. O investimento para aquisição das 115 motoniveladoras e das duas retroescavadeiras foi de R$45,7 milhões. Outras 243 máquinas já foram distribuídas aos Municípios Cearenses. Somado a essa entrega, já foram investidos quase R$99 milhões no Estado.

Municípios Cearenses devem apresentar laudos para o Programa Garantia Safra.

Um grupo de 55 Municípios deve apresentar, até o próximo dia 21 de Julho, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA os laudos técnicos sobre as perdas de safra e efetuar a quitação das parcelas do Programa Garantia Safra. Essa exigência é para o recebimento da 1ª parcela do seguro, já no mês de Agosto próximo, referente a 2011/2012.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, os 55 Municípios são os que entraram na folha de Julho de 2012 e que receberam neste mês a 13º parcela do Programa. Além da elaboração dos laudos e do pagamento das parcelas, é necessário que ocorra perda de safra igual ou superior a 50% em decorrência da seca que castiga o Estado e se prolonga desde o ano passado.

No Ceará, 178 Municípios estão cadastrados no Programa; e, 56 ficaram isentos de apresentar os laudos técnicos. O Coordenador Estadual do Garantia Safra, Arimatéa Gonçalves, esclarece que se as exigências não forem cumpridas referente à elaboração de laudos e pagamento da contrapartida das Prefeituras, na data limite, os Municípios não serão excluídos, mas terão de justificar o atraso. "Poderão entrar na folha seguinte. O Programa não tem um calendário único, uniforme, e há de se observar todos os critérios," observou Gonçalves.

O Garantia Safra será pago em 05 parcelas: Sendo uma de R$140,00 e 04 de R$155,00, perfazendo R$760,00. "O Governo Federal autorizou o pagamento do benefício enquanto durasse a seca, mas solicitamos a agilidade das Prefeituras para regularizar esta situação. É preciso agir rápido e não perder o prazo," afirmou o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins.

As Prefeituras que dispõem de Técnicos no quadro de Servidores Efetivos podem fazer os laudos de frustração da safra, que são aleatórios e elaborados a partir de visita da Comissão em campo. Nos demais casos, o documento é elaborado por Técnicos da Empresa de Assistência Técnica do Ceará - EMATERCE.

Maiores informações:
Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA.
Av. Bezerra de Menezes, 1820. São Gerardo. Fortaleza/CE
Fone: 3101.8002
www.sda.ce.gov.br

Mais 13 mil toneladas de milho para o Ceará.

A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB lançou, no último dia 03 de Julho, mais um leilão, que ocorreu, ontem (15), para compra de 21,4 mil toneladas de milho em grãos, ensacado, para entrega nas unidades armazenadoras e polos de distribuição do Ceará, Pernambuco e Alagoas. Desse total, 13 mil toneladas serão destinadas para 17 Municípios Cearenses.

O período para a entrega do grão é de 1º a 23 de Agosto, sendo que o fornecedor deverá combinar, previamente, o fluxo da entrega com a unidade de destino. "A venda estimada, em Julho (nos balcões da CONAB), é de 65 mil toneladas, mas temos condições operacionais para um abastecimento superior a 80 mil toneladas", antecipa o Superintendente Carlos Eduardo Tavares.

Segundo a CONAB, desde o começo da Operação Especial do Programa Venda em Balcão, em Maio/2012, foi contratada a remoção de 152,51 mil toneladas de milho para o Ceará. Desse total, 132,43 mil toneladas já chegaram ao Estado. O preço da saca de 60kg, no balcão da companhia, varia de R$18,20 a R$21,00 de acordo com o plantel do criador.

No momento, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário - SDA realiza a distribuição de 30 mil toneladas, doadas pela União e que estão sendo comercializadas com os produtores rurais do Estado, pelo mesmo preço da CONAB.

Para o Presidente da Federação da Agricultura do Ceará - FAEC, Flávio Sabóia, "a oferta de milho garante o abastecimento dos produtores, em Julho; mas, não será suficiente para suprir a demanda do rebanho no próximo mês. Com certeza teremos que ter milho em Agosto, por via marítima", alertou.

Sabóia refere-se à promessa do Governo Federal de enviar mais 02 carradas de 30 mil toneladas para o Estado, a exemplo do que fez em Junho último. "Isso porque as últimas chuvas estão dando uma ajuda grande (no pasto) para o rebanho", diz.

No Ceará, o produto será destinado aos Municípios de Brejo Santo, Canindé, Crateús, Tauá , Icó , Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Marco, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu e Sobral.

Concurso Público: Polícia Federal.

A Polícia Federal - PF já trabalha no edital do próximo concurso que vai preencher 566 oportunidades em diversas carreiras. A autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG foi disponibilizada, na edição do dia 22 de Maio, no Diário Oficial da União - DOU. De acordo com a portaria, o prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições será de até 06 meses, ou seja o documento deverá ser liberado até Novembro.

As ofertas de vagas estarão distribuídas entre os cargos de Agente Administrativo (534), Engenheiro (11), Administrador (04), Psicólogo (03), Arquivista (02), Assistente Social (07) e Contador (05). Para a primeira função, os candidatos deverão ter completado o Ensino Médio. Os demais postos exigirão nível superior na área escolhida.

O vencimento para Agente Administrativo, já inclusas as gratificações, é de R$3.443,98. Já as carreiras de nível superior, contam com salário de R$5.946,85. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.

A última seleção para a área administrativa ocorreu em 2004, organizada pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Cespe/UnB. Na ocasião, foram disponibilizadas 1.638 oportunidades. Os candidatos passaram por provas objetivas com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. A validade do processo seletivo expirou em 09 de Setembro de 2006.

Aniversariante do Dia: CELINA COELHO.

CELINA COELHO

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PIS/PASEP: Calendário de Pagamento.

O abono salarial referente ao PIS/PASEP 2013-2014, concedido aos trabalhadores que ganham até 02 salários mínimos (R$1.356,00), começará a ser pago no dia 13 de Agosto de 2013. O prazo para a retirada do valor (R$678,00) irá até o dia 30 de Junho de 2014.

O calendário de pagamento do abono leva em consideração o Número de Inscrição Social - NIS do trabalhador no Programa de Integração Social - PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP.

Calendário de Pagamento:
* Inscrição com final 0 e 1: Pagamento dia 13/08.
* Inscrição com final 2 e 3: Pagamento dia 20/08.
* Inscrição com final 4 e 5: Pagamento dia 27/08.
* Inscrição com final 6 e 7: Pagamento dia 03/09.
* Inscrição com final 8 e 9: Pagamento dia 10/09.

Os requisitos para ter direito ao abono são: Rendimento mensal de até 02 salários mínimos, informações cadastradas na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, cadastro no PIS ou PASEP há pelo menos 05 anos e carteira assinada ou nomeada para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão.

Para sacar o abono o trabalhador deverá ir às agências da Caixa Econômica Federal – CEF (no caso do PIS) ou nas agências do Banco do Brasil (no caso do PASEP) com documento de identificação com foto e o número de cadastro no Programa. Quem tem o cartão do cidadão e senha cadastrada poderá sacar o valor em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos Caixa Aqui.

Ação no STF pede o fim das vaquejadas.

A Procuradoria Geral da República - PGR pediu, ontem (04), ao Supremo Tribunal Federal - STF a suspensão da Lei Estadual 15.299/13, que regulamenta as vaquejadas no Ceará. A Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI/4.983 foi representada pelo Procurador da República no Ceará, Alessander Sales.

"O meu desejo é a total proibição não só em todo o Estado do Ceará, como também no Brasil, por caracterizar maus-tratos contra os animais", diz Sales.

A Presidenta da União Internacional Protetora dos Animais - UIPA, Geuza Leitão, apoia a ADI da PGR. "Já foi um grande passo. Nós temos total certeza de que essa ação vai ser julgada procedente", acredita.

Já alguns fazendeiros e pessoas que vivem desse tipo de mercado, como o Locutor de Vaquejada, Paulo Sampaio, mostram bastante descontentamento. "Eu vivo da vaquejada, como muitas pessoas. Ela sustenta o Vaqueiro, o Tratador, o Locutor e o Juiz", alega Sampaio.

Para provar o quanto a prática movimenta o comércio, o Locutor acrescentou que, "só na noite de ontem (04), aconteceram 14 vaquejadas por todo o Brasil. São mais de R$600 mil em prêmios, só hoje", contabiliza.

UVA divulga aprovados no Vestibular 2013.2


A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA divulgou, ontem (04), os 905 aprovados no Vestibular 2013.2 A universidade oferece vagas nos cursos administração, biologia, ciências contábeis, ciências da computação, ciências sociais, direito, educação física, enfermagem, engenharia civil, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia, química, tecnologia em construção de edifícios e zootecnia. A lista de aprovados AQUI.

A matrícula dos candidato classificados será em 15 e 16 de Julho, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD, no campus Betânia, nos horários das 08h00min às 12h00min; e, das 14h00min às 18h00min. A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 17 de Julho, às 10h00min, na PROGRAD e no endereço eletrônico da UVA. A chamada dos classificáveis, se restarem vagas, será no dia 18 de Julho, para todos os cursos, também na PROGRAD, às 08h00min. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário determinado.

Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais:
* Carteira de Identidade (Xerox).
* Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Xerox).
* Comprovante da obrigação eleitoral (Xerox).
* Certificado Militar, para homens (Xerox).

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pré-selecionados do ProUni têm até o dia 08 de Julho para efetuar sua matrícula.

Os candidatos pré-selecionados na 1ª Chamada do Programa Universidade para Todos - ProUni têm até 08 de Julho para comprovar nas instituições de ensino as informações dadas na ficha de inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da faculdade ou universidade. A lista dos pré-selecionados foi divulgada no último domingo (30); e, pode ser consultada no site do ProUni.

A pré-seleção em qualquer das chamadas do ProUni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa. Agora, ele deve comparecer às instituições com os documentos. Caso perca o prazo ou não comprove as informações necessárias, será reprovado. No site do ProUni é possível ver a lista da documentação que será solicitada.

O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta Edição, são oferecidas 90.045 bolsas - dessas, 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesta Edição do Programa, 436.941 candidatos fizeram a inscrição.

O resultado da 2ª Chamada está previsto para 16 de Julho. O estudante terá de 16 a 22 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula. Caso fique fora das duas chamadas e pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também pela internet, de 26 a 29 de Julho.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

TEJUBODE 2013: Banda contratada...

TEJUBODE 2013
Mastruz com Leite (28/07)

Escola São Pedro promove arraiá, em Tejuçuoca, para comemorar o encerramento do 1º semestre letivo de 2013

A Escola de Ensino Fundamental São Pedro realizou, na última quinta-feira (27), o encerramento do 1º Semestre Letivo de 2013.

A festa foi comandada pelos alunos que se apresentaram com danças, teatro e barracas com comidas típicas.

Uma das grandes atrações do Evento foi a barraca da Rádio +Educação; onde tocavam grandes sucessos.

Também, houve o leilão de prendas e a barraca do bazar, vendendo peças de roupas, sandálias, bijouterias e outros utensílios doados por alunos e professores.

Os Municípios de Tejuçuoca e Itapagé têm os seus limites territoriais modificados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou, na última quita-feira (27), uma lista com a criação de 05 novos Municípios Brasileiros; e, a alteração no mapa de outros 214.

No Ceará, foram modificados os limites de 06 cidades, de acordo com o Superintendente do IBGE, Francisco José Moreira Lopes. Os Municípios Cearenses que tiveram as fronteiras modificadas foram: Itapagé, Jati, Limoeiro do Norte, Penaforte, Quixeré e Tejuçuoca. Segundo Lopes, "a Lei que delimitava os Municípios no Estado do Ceará é de 1951 e estava desatualizada. Há pontos de referência que não existem mais; e, em alguns casos, era preciso dar ajustes às divisas," explica.

No início de 2011, um acordo entre os então Prefeitos Edilardo Eufrásio (Tejuçuoca) e Padre Marques (Itapagé) possibilitou a alteração dos limites territoriais entre os dois Municípios. A medida não trouxe prejuízos aparentes para Itapagé; e, aumentou a população oficial de Tejuçuoca em 384 habitantes – o suficiente para tirar o município da condição de 1.0 na escala do Fundo de Participação dos Municípios – FPM para 1.2; melhorando, assim, a receita mensal da cidade.

Aniversariante do Dia: NADYNE HALLE.

NADYNE HALLE

terça-feira, 2 de julho de 2013

Aniversariante do Dia: HUMBERTO UCHÔA.

HUMBERTO UCHÔA

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aniversariante do Dia: JOSELIR SILVA

JOSELIR SILVA