sábado, 23 de março de 2013

FUNCEME diz que há 40% de chances das chuvas ficarem abaixo da média no Ceará.

As chuvas devem continuar abaixo do normal, no Ceará e nos outros Estados do Nordeste, nos dois últimos meses da quadra chuvosa (Abril e Maio) e o primeiro mês da pós-estação (Junho). As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME divulgadas nesta sexta-feira (22). Segundo o órgão, há 40% de chances para as precipitações ficarem abaixo da normal, 35% para chuvas em torno da normal e 25% de chances de chover uma quantidade acima da normal no período.

Em uma reunião realizada em Recife/PE, entre os demais órgãos responsáveis pelo estudo e previsão do tempo em todo Nordeste, a FUNCEME informou que não considerar significativa as mudanças das condições atmosféricas e oceânicas. Desta forma, apontaram probabilidades de chuvas semelhantes às do mês de Março.

"Apesar dos registros de chuva em vários Municípios Cearenses, durante esta semana, resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior, as condições atmosféricas e oceânicas analisadas não se alteraram e deveremos ter um período chuvoso com precipitações abaixo da normal. O Pacífico mantém uma neutralidade e o Atlântico permanece com temperaturas desfavoráveis à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuvas no Ceará, mas está posicionada distante do Estado", explica Meiry Sakamoto, Gerente do Núcleo de Meteorologia da FUNCEME. Ela ressalta que, nos anos com chuva abaixo da normal, as precipitações têm característica de irregularidade temporal e espacial.

Segundo a FUNCEME, o Ceará permanece sob a influência de um Vórtice Ciclônico que deverá deixar o céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, sul e Ibiapaba. "Houve registro de boas chuvas entre os dias 15 e 20 de Fevereiro, por conseqüência de um Vórtice que atraiu a Zona de Convergência para o Estado. Agora, em Março, outro vórtice favoreceu a ocorrência de precipitações até intensas nos dias 19, 20 e 21. Esses sistemas são típicos da pré-estação (Dezembro e Janeiro), mas podem atuar durante a quadra chuvosa. Eles têm baixa previsibilidade e, por isso, é importante o acompanhamento diário da previsão do tempo", destaca Meiry Sakamoto.

0 comentários:

Postar um comentário