sábado, 23 de março de 2013

ADEL realiza a 1ª Seqüência de Formação do Programa Jovem Empreendedor Rural - PJER.


Na última semana, de 11 à 15 de Março, a Agência de Desenvolvimento Local - ADEL realizou a 1ª Seqüência da Formação do Programa Jovem Empreendedor Rural - PJER, pela qual, visa criar oportunidades para os jovens rurais com idade de 16 a 29 anos.

A Formação Empreendedora faz parte do eixo de conhecimento do Programa; e, conta com a participação de 35 jovens dos Municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e TEJUÇUOCA. Composta por uma carga horária de 720 horas a serem cumpridas ao longo de 06 meses. A formação utiliza a pedagogia da alternância que intercala uma semana no Centro de Formação e duas semanas com a família.

Nesta 1ª Seqüência foram discutidos os seguintes temas:
* Juventude e projeto de vida na unidade familiar.
* Sucessão rural e gênero.
* Cooperação rural.
* Cidadania.
* Políticas públicas.

É válido lembrar que a apartir das aulas expositivas, textos, dinâmicas, leituras, rodas de conversa, visita aos projetos e aos empreendimentos no Horto das Timbaúbas e na Casa Digital (ambos na Comunidade Chaparral, Município de Tejuçuoca/CE), os mesmos conheceram, na prática, experiências que possibilitam o desenvolvimento local.

Para o jovem Valdones Delmiro, "após uma semana de estudos, no Centro de Formação, retorno para minha residência com a alegria de rever meus familiares e a tristeza de ter sido tão rápido a semana presencial. A saudade já se estampa em minha cara. O que antes era receio em continuar; hoje é certeza em prosseguir. As amizades nem se fala; acredito que tudo isso veio na hora certa pra mim."

A Formação Empreendedora do PJER é realizada pela ADEL em parceria com o Criança Esperança, o Programa Novos Rurais e o Fundo Itaú Excelência Social. Conta, também, com o apoio das Prefeituras Municipais de General Sampaio e TEJUÇUOCA, através das Secretarias de Agricultura.

0 comentários:

Postar um comentário