quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Réveillon da Solidariedade: 69 toneladas de alimentos beneficiarão Municípios do Ceará.

O Réveillon da Solidariedade, realizado pelo Estado do Ceará, com o apoio do Sistema Verdes Mares, no Aterro da Praia de Iracema, não se limitou apenas à diversão. A festa, também, teve fim social. Ao todo, o público doou 69 toneladas de alimento e três mil litros de água para as vítimas da seca no Ceará. Os donativos serão distribuídos pela Defesa Civil do Estado em parceria com a Cruz Vermelha para 4.600 famílias em 21 Municípios.

O balanço foi divulgado, ontem (02), pelo Governador Cid Gomes. Na ocasião, estavam presentes o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Joaquim Neto, que divulgou ações emergentes em prol de 70 Municípios com água potável; e, do Titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins que falou sobre a importância da isenção do pagamento de sementes e mudas para 145 mil agricultores.

Segundo o Coronel Joaquim Neto, "com os alimentos arrecadados serão montadas 4.600 cestas básicas, cada uma com 15 quilos de alimentos, as quais devem ser distribuídas até amanhã (04), em 21 Municípios. Estamos fazendo um trabalho intenso. Semanalmente, as equipes estão viajando e acompanhando a situação dos Municípios. Os nossos técnicos já pegaram o nome das famílias que deverão ser beneficiadas. Essa ação deve facilitar a entrega".

Na ocasião, o Governador Cid Gomes lembrou do esforço que o Estado, com apoio do Governo Federal, está empreendendo no sentido de atenuar os efeitos da estiagem. Ações como a movimentação de carros-pipas, que já está atendendo a cerca de 133 Municípios e deve chegar ao número de 180 Municípios, assim como a recuperação e perfuração de poços foram algumas das iniciativas lembradas por ele.

"As cheias assim como a seca são duas situações naturais que afetam gravemente a vida dos cearenses. As cheias afetam em um momento mais pontual, ao contrário das secas que começam a degradar lentamente e vai agravando a situação ao longo do ano. Assim aconteceu em 2012; e, Dezembro já aponta como um mês de quadra chuvosa abaixo da normalidade. Vamos torcer para que o anúncio da quadra chuvosa de 2013 seja bem melhor", destacou Cid.

O Secretário Nélson Martins ressaltou a importância da iniciativa, mas lembrou que o Programa Estadual promovido com recurso do Fundo Estadual de Combate à Pobreza distribuiu quatro mil toneladas de sementes, que correspondem a um investimento de 12 milhões e 500 mil reais em de sementes e mudas.

Municípios beneficiados:
01. Acopiara.
02. Boa Viagem.
03. Campos Sales.
04. Canindé.
05. Choró.
06. Crateús.
07. Ibaretama.
08. Iguatu.
09. Independência.
10. Irauçuba.
11. Lavras da Mangabeira.
12. Madalena.
13. Mombaça.
14. Morada Nova.
15. Pedra Branca.
16. Quixadá.
17. Quixeramobim.
18. Santa Quitéria.
19. Sobral.
20. Tamboril.
21. Tauá.

0 comentários:

Postar um comentário