quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Encontro promove painel sobre Desenvolvimento Econômico aos novos gestores do Estado ddo Ceará.


O desenvolvimento econômico foi debatido durante o Encontro de Novos Gestores, teve a temática "Os municípios na rota do desenvolvimento sustentável". Os debates foram iniciados pelo Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico - CEDE, Alexandre Pereira, que atuou como moderador. Em sua fala, "é necessário incentivar os Municípios a descobrirem as suas vocações de desenvolvimento e que de posse dessa informação, sejam realizadas reuniões regionais indicando as prioridades de cada Município e como eles podem interagir para qualificar a economia local. Essa prática será favorável para a execução e planejamento de um Plano de Desenvolvimento Estratégico de cada Região, qualificando, assim, todo o Ceará".
 
Em seguida, Antônimo Balhmann, Deputado Federal e Coordenador da Bancada Federal, sensibilizou os Gestores para uma compreensão básica das estratégias econômicas e das estruturas logísticas de seus Municípios. O Deputado destacou os eixos recém criados com a construção de estradas ligando os Municípios e auxiliando para o escoamento de mercadorias. Ele salientou necessidade de diversificar e expandir as atividades econômicas desenvolvidas no Ceará, de modo a possibilitar um salto planejado e real, levando-se em conta um esforço comum entre Governos Municipal, Estadual e Federal e empresários. Balhmann frisou o agronegócio como uma das bases desse desenvolvimento. "As oportunidades vão acontecendo de forma automática, mas também induzidas pelos gestores que compreendem as potencialidades de sua região", orientou.
 
O Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará - ADECE, Roberto Smith, falou da importância dada à Educação no Estado nos últimos anos, reforçando  que esse é o melhor e mais sólido caminho para o desenvolvimento. O Presidente da ADECE destacou o crescimento no número de investidores de países da Europa o que representa tanto o desenvolvimento e a confiabilidade que o Ceará apresenta nos últimos anos. Nesse aspecto, é necessário trabalhar em parceria com os Municípios para atender a demanda significativa de investidores que procuram o Estado.
 
Já o Diretor Geral do IPECE, Flávio Ataliba, ressaltou que os avanços econômicos devem ser priorizados em cada Município para assim atingir o todo estadual. Ele apresentou a trajetória do crescimento econômico que o Estado vem apresentando e destacou que a distribuição de renda vem acompanhando o gráfico.  Segundo os dados apresentados, o Ceará se encontra na média de desenvolvimento do Nordeste. Flávio Ataliba apresentou os dados de cada região na geração de emprego e renda, evolução da alfabetização, extrema pobreza, entre outros. Além de mostrar o desenvolvimento do Ceará acima do país. Os dados podem ser acompanhados de forma atualizada no site do IPECE (www.ipece.ce.gov.br).
 
Durante o painel foi ressaltado que as novas gestões devem priorizar a atividade de planejamento econômico, a profissionalização da Gestão Pública e, também, fortalecer as economias locais para reduzir a dependência das transferências de Governo.
 
O Presidente do CEDE sugeriu que fosse realizado um fórum de desenvolvimento econômico reunindo todas as regiões pra planejar o desenvolvimento sustentável no Estado.
 
Finalizando o Evento, Antônio Balhmann destacou o trabalho de Eliene Brasileiro como Dirigente da Associação dos Prefeitos do Ceará - APRECE que fez com que a entidade municipalista desse grandes saltos ao longo dos últimos quatro anos.

0 comentários:

Postar um comentário