quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cachaça Ypióca é reprovada em teste.

A produtora de aguardente cearense Ypióca e outras cinco marcas nacionais foram reprovadas no estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE devido à alta quantidade de carbamato de etila, uma substância suspeita de causar câncer.

As amostras da aguardente envelhecida Ypióca Prata acusaram presença de 290 microgramas de carbamato de etila por litro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA estabeleceu em 2005 a tolerância máxima de 150 microgramas de carbamato de etila por litro da bebida. Contudo, os fabricantes têm até 2014 para se adequar.

No Canadá, por exemplo, o limite de 150 microgramas por litro foi estipulado desde a década 1980, em bebidas destiladas. O valor, também, foi adotado pela França, República Tcheca, Alemanha e Estados Unidos.

A substância é classificada como provável agente cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer - IARC. A suspeita é baseada em estudos realizados com cobaias, que, expostas a diferentes doses de carbamato de etila, apontaram o aumento na incidência de tumores.

A PROTESTE, realizadora do estudo, considerou inadmissível o prazo de nove anos para as empresas entrarem em conformidade com a determinação ministerial.

Ypióca diz que já está adequada. Por meio de nota, a Ypióca Bebidas esclareceu que, desde Agosto de 2012, o teor de carbamato de etila está abaixo do índice determinado. Segundo a empresa, o lote da amostra utilizada para a análise é de 07 de Março, data anterior à adequação.

A ingestão de uma dose de aguardante não significa que o consumidor já está pré disposto a desenvolver câncer, segundo o estudo. Contudo, é recomendável que a substância seja consumida em pequena quantidade.

0 comentários:

Postar um comentário