sábado, 30 de junho de 2012

XI TEJUBODE: Encerrado o segundo dia do III Seminário da Caprinovinocultura dos Pesquenos Produtores de Tejuçuoca.

A Agência de Desenvolvimento Local - ADEL finalizou, ontem (29) o segundo dia do III Seminário da Caprinovinocultura, na XI TEJUBODE. Dentre as várias atrações puderam-se destacar: O cortejo do bode na cidade, bandas de músicas e personagens que representam o Município de Tejuçuoca, todos caminhanando pelas principais nas ruas da cidade, juntamente com a população até o Parque de Exposições. Momento de alegria e festa na cidade!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ADEL participa de Seminário na XI TEJUBODE.

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local - ADEL em parceria com o Banco do Nordeste e a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca está realizando, desde ontem (28), o Seminário da Caprinovinocultura em Tejuçuoca.
 
O Seminário é umas das atividades da XI TEJUBODE, feira de ovinos e caprinos que tem como objetivo promover a produção agropastoril e as expressões artístico-culturais da região.
 
As atividades do Seminário seguem até amanhã (30), reúne produtores das comunidades de Tejuçuoca e de outros municípios vizinhos. Estes produtores, durante três dias, participam de palestras, fóruns e dias de campo sobre a produção e manejo sanitário de caprinos e ovinos. Além da ADEL, outras instituições participam do Evento e colaboram com a realização de palestras e oficinas.
 
Para Wagner Gomes, Diretor Executivo da ADEL, o Seminário além de possibilitar a formação e interação dos produtores é uma atividade de grande fortalecimento para a caprinovinocultura. "Este é o segundo ano que estamos promovendo o seminário em parceria com o BNB e Prefeitura, e temos vistos esta ação fundamental para o crescimento da caprinovicultura, já que muitos produtores estão aplicando em suas propriedades as técnicas de produção discutidas no seminário", enfatiza ele.

Aniversariante do Dia!

PEDRINA AZEVEDO

Rainha da XI TEJUBODE.

TEJUBODE, começou sua 11ª Edição com um show de simpatia e muita beleza. Nesta quarta-feira (27), aconteceu, na Praça Raimundo Sales Neto, o desfile para a escolha da Rainha da TEJUBODE 2012. Sete candidatas esbanjaram a beleza tejuçuoquense na passarela e disputaram a preferência dos jurados e do público em busca dessa conquista, mas somente uma seria a escolhida.

A Rainha da TEJUBODE 2011, Rithelly Vasconcelos, passou a coroa para Camila Andrade Santos,  que consagrou-se Rainha da TEJUBODE 2012. Em segundo lugar ficou a 1ª Princesa, Isabelle Mesquita Sousa; e, a 2ª Princesa escolhida foi Andressa Lannay Lima Rodrigues. Destaque para a presença marcante da Rainha do Município, Lara Uchôa, que dividiu a passarela com as demais, abrilhantando ainda mais o momento.

Durante o Evento houveram, também, desfiles das fábricas: Leleca Bela e Retorno Proibido, que apresentaram os modelos confeccionados nos polos instalados no município, as mesmas foram homenageadas e receberam um troféu de participação. Houveram, também, apresentações culturais, que foram acompanhadas pelas autoridades municipais que prestigiaram o Evento.

O Evento foi uma realização da Secretária de Cultura e Turismo do Município – SECEMT em parceria com a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca e comerciantes locais, que colaboraram para o sucesso do mesmo.
FONTE: PMT

Tribunal de Contas do Estado - TCE divulgará LISTA DOS POLÍTICOS FICHA SUJA, no Ceará.

Depois do Tribunal de Contas da União - TCU e Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, vem aí a LISTA DOS POLÍTICOS FICHA SUJA do Tribunal de Contas do Estado - TCE.

Segundo o Presidente do TCE, Valdomiro Júnior, a Lista vai trazer um bom número de Ex-gestores Estaduais que devem explicações em matéria de Contabilidade.

A divulgação já tem data, dia 2 de Julho próximo. Ou seja, três dias antes do prazo limite da divulgação.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

30/06: Convenção PDT / Tejuçuoca


Os presidentes dos partidos políticos PDT – PSDB – PR – PPS – PP do Município de Tejuçuoca tem a honra de convidar, você e sua família, para participarem das convenções municipais dos referidos partidos que homologarão as candidaturas para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores. Dia 30 de Junho, às 08h00min, no Centro Interescolar. Contamos com sua presença.

CONVITE


XI TEJUBODE: Iniciou-se, hoje (28), o III Seminário dos Pequenos Produtores da Ovinocaprinocultura de Tejuçuoca.


Iniciaram-se, hoje (28), as primeiras atividades relacionadas à XI TEJUBODE. Produtores de todas as comunidades do município estão participando do III SEMINÁRIO DOS PEQUENOS PRODUTORES DA OVINOCAPRINOCULTURA DE TEJUÇUOCA.

O Seminário será realizado durante os dias 28, 29 e 30 de Junho e, permitirá um processo de capacitação e orientações técnicas para os produtores presentes ao Evento. Além dos produtores, estão presentes também as seguintes Instituições: ADEL, SEBRAE, CVT-PENTECOSTE, UFC, EMATERCE, CENTEC e ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS.

O Seminário é uma realização da Agência de Desenvolvimento Local - ADEL e Banco do Nordeste do Brasil - BNB em parceria com a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.
FONTE: PMT

XI TEJUBODE: Tejuçuoquenses que possuem geladeiras velhas podem trocar por novas.


A cada ano a TEJUBODE vem se destacando, seja pelo sucesso em seus negócios, ou pela tradição que tornou este Evento em um dos maiores do Estado do Ceará e do Nordeste. A  prova disso é a celebração de grandes parcerias a cada Edição. Este ano não é diferente, grandes parceiros são a certeza de bons negócios. E um dos grandes parceiros que utiliza esse período para promover um de seus projetos sociais, beneficiando a população de Tejuçuoca é a Companhia Energética do Ceará - COELCE, que este ano efetuará mais uma vez, durante a realização da TEJUBODE, a troca eficiente de lâmpadas e geladeiras. Serão 100 novas geladeiras disponíveis para a realização do referido Projeto que tem o total apoio da Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.

As inscrições serão feitas nos dias 29 e 30 de Junho, no Parque de Exposições Joaozão. O sorteio será dia 30, às 18h00min. A entrega das novas geladeiras, dia 01 de Julho de 2012. Além das geladeiras a COELCE, realiza a troca de lampadas encandecestes pelas lampadas fluorecentes.
PROJETO

Troca Eficiente. Projeto Social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no Programa de Baixa Renda. Desde o início do Programa, há 3 anos, a COELCE já beneficiou comunidades de 63 municípios cearenses, trocando mais de 55 mil geladeiras. Somente 2009, foram recolhidas 9.034 geladeiras, 2.100 litros de óleo lubrificantes, que foram tratados e reutilizados e, aproximadamente, 910Kg de gás HCFC, que também serão regenerados.

Quem pode participar? Pessoas classificadas como 'baixa renda', que tem uma geladeira velha para efetuar a troca e estejam em dia com a conta de energia elétrica.

Como sei se pertenço ou não à tarifa social de baixa renda? De acordo com a nova Lei, para solicitar o benefício do baixa renda, o titular da conta deve ir até uma loja de Atendimento COELCE e apresentar originais e cópias do Cadastro de Pessoa Física - CPF e Carteira de Identidade - RG e o cartão do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social - NIS.

A inscrição é gratuita? Totalmente.

O que precisa? Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas, devidamente, pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.

Economia. Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do Programa Troca Eificiente COELCE têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica.

De acordo com um estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Quando velhas e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando, desta forma, o aquecimento global.

Os aparelhos velhos das pessoas inscritas e sorteadas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois deve passar por um processo de renovação para a retirada de impurezas (óleo e água) e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC), ao invés de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição deste gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.
FONTE: PMT

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa termina no próximo sábado (30).

Produtores têm até o próximo sábado (30), para vacinarem os rebanhos  durante a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa e comprovem o procedimento nos postos da Agência de Defesa Agropecuária - ADAGRI e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE.
 
O controle se dá por meio de um brinco padronizado pela ADAGRI. De acordo com o Presidente da Agência, Augusto Júnior, caso o resultado seja positivo, o teste será refeito. "O segundo teste será feito porque o exame pode ser falso positivo, uma reação da vacinação de Novembro", explica o Presidente.
 
Até agora, dados comprovam que 50,3% do rebanho de bovinos e bubalinos foi vacinado. Considerando que a Campanha está na reta final, o índice é avaliado como baixo pela Agência. Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, a Campanha contra a Febre Aftosa é, também, uma questão de saúde pública. "Com a vacinação nós estamos garantindo a qualidade do nosso rebanho e qualidade dos produtos de origem animal como a carne e o leite", ressaltou.
 
Os produtores que não vacinarem pagarão multa de R$14,00 por cabeça não vacinada. A dose da vacina custa R$1,50.

Aniversariante do Dia!

ALANE GONÇALVES

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aniversariante do Dia!

LUCIANE MAIA (CICI)

TEJUBODE vai movimentar R$2 milhões.

Está tudo pronto para este Município sediar, a partir de sexta-feira (29), e até o dia 1º de Julho, a 11ª Edição da TEJUBODE, uma das maiores feiras agropecuárias do Norte e Nordeste. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a Prefeitura de Tejuçuoca realiza o Evento, que acontece no Parque de Exposição. A abertura oficial acontecerá às 7 horas, com o cortejo de artistas vestidos como bonecos gigantes em forma de bode. Estarão presentes o Prefeito Edilardo Eufrásio e demais autoridades do setor agropecuário do Estado.

A tradicional feira de ovinos e caprinos espera atrair um público de 120 mil pessoas nos três dias de Evento. A estimativa é dos organizadores que apostam, ainda, no volume de negócios de R$2 milhões, em média.

Para Edilardo Eufrásio, a TEJUBODE tornou-se "um dos maiores eventos do Brasil", no setor da ovinocaprinocultura. "Esta festa projeta a cidade, aquece a nossa economia, viabiliza a abertura de novos negócios, gera emprego, anima a cidade e revela o bode, como principal atividade para o semiárido nordestino. A festa ganhou fama e a cada ano que passa só tem crescido", diz.

A TEJUBODE contribui, também, para o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar. "A feira foi fundamental no processo de desenvolvimento da cidade que descobriu na vocação do bode, que é rei em Tejuçuoca, a criação de ovinos e caprinos, uma nova fonte de renda. O comércio cresceu, assim como o artesanato do couro e o turismo ecológico", afirma o Gestor Municipal.

O Parque de Exposição da cidade recebeu melhoramentos. A parte interna e externa está com nova pavimentação, cobertura de alvenaria. O pátio principal das apresentações ganhou novas iluminações. "O investimento da Prefeitura garante segurança, comodidade, conforto aos visitantes, expositores, amantes da maior feira de caprinos e ovinos do Nordeste", acredita Eufrásio.

Este ano, quem visitar a cidade vai poder conferir pratos típicos produzidos pela culinária feita pelos integrantes da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos. Segundo a Presidente e Tecnóloga do Bolsa Bode, Carla Lima, 12 pessoas estão produzindo linguiça, hambúrguer e cafita (espetinho de carne moída) com carne de ovinos e caprinos. "São produtos preparados a partir de animais improdutivos, o chamado descarte. Todos esses embutidos estão sendo produzidos com o apoio da Prefeitura e esperamos aumentar a produção", explica Carla Lima. "Nossa grande preocupação é identificar as fêmeas que não procriam mais, e assim podermos aproveitar a carne para a produção de produtos genuinamente feitos à base da carne do bode e do ovino", explica a especialista.

Os jovens de Tejuçuoca participam do BOLSA BODE, um projeto de inclusão econômica e social que incentiva a criação de caprinos na zona rural, gerando trabalho e renda para os moradores das localidades. Durante os três dias do Evento, a Prefeitura apresentará projetos que estão mudando a vida no campo. O BOLSA BODE, que está na segunda turma, tem como objetivo realizar a expansão do rebanho em Tejuçuoca, onde o Projeto conta com a participação de 20 jovens com idade de 18 a 25 anos. A iniciativa conta com o apoio das famílias residentes na zona rural.

120 mil pessoas estão sendo esperadas para os três dias de Evento que inclui exposição de animais, shows musicais e degustação de pratos regionais.

INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.
Rua Mário Mamede, 498.
Telefone: (85) 3323.1156

Tejuçuoca é um dos municípios contemplados com o PROJETO PINTANDO A LIBERDADE.

Escolas públicas de 114 municípios cearenses receberão, nesta quarta-feira (27), 16 mil bolas confeccionadas por detentos do PROJETO PINTANDO A LIBERDADE. Cerca de 100 presos do Sistema Penitenciário do Ceará produzem, diariamente, bolas de basquete, handball, futsal, futebol e vôlei para serem utilizadas por crianças e jovens das instituições municipais de ensino.

O material será entregue, às 14h00min, pelo Ministério do Esporte do Brasil e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, no auditório da Secretaria do Esporte do Ceará.

Cada município receberá 100, 200 e 400 bolas, proporcionalmente, ao número da população atendida. Observe os municípios contemplados: Acarape, Acaraú, Acopiara, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Barreira, Bela Cruz, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campo Sales, Camocim, Caridade, Caririaçu, Cariré, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Catarina, Chaval, Coreaú, Crato, Croatá, Cruz;  Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Granja, Groaíras, Guaiuba, Guaraciaba, Guaramiranga , Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapiúna, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Martinópole, Massapê, Meruoca, Milagres, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Novas Olinda, Novo Oriente, Orós, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paramoti, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Poranga, Potengi, Porteiras, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Russas, Saboeiro, Salitre, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curú, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá, TEJUÇUOCA, Trairi, Tururu, Umari, Umirim, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Anderson Silva diz: "Ele vai apanhar, vou quebrar os dentes dele, perna quebrada, cara quebrada, vai sair de maca..."

Após um silêncio de dois anos, Anderson "Spider" Silva, rasgou verbo, nesta segunda-feira (25), na conferência via telefone do Ultimate Fighting Champiosship - UFC 148 e respondeu as provocações de seu oponente, Chael Sonnen, xingando e prometendo uma dar uma surra no americano no embate do próximo dia 7 de Julho.

"Esse cara é um marginal, é uma escória do esporte, esse cara não merece tá dentro do UFC, é um cara que tem problema com a Justiça Americana, é um cara que teve problema com dopping, é um cara que não respeita nada, esse cara é um imbecil e no dia 7 eu vou quebrar a cara dele por baixo, por cima, de lado, em pé… Ele vai apanhar, vai apanhar muito. Não tem conversinha dessa vez. Quando entrar lá dentro vai engolir todos os dentes da boca dele. Vou arrancar dente por dente. Depois que eu bater nele muita gente vai ficar assustada com o que vai acontecer com o esporte. Estou dedicado, preparado para fazer uma coisa que ninguém nunca fez no UFC, quebrar Chael Sonnen inteiro. Perna quebrada, cara quebrada, vou quebrá-lo inteiro. Ele está escutando, vai apanhar muito, vai sair de maca lá de dentro."  Afirmou Anderson Silva.

Surpreendendo a todos, o então falastrão Chael Sonnen resolveu não reagir as afirmações de 'Spider' e dedicou-se a falar apenas sobre o Evento.

A rivalidade entre os dois lutadores vem desde 2010 quando se enfrentaram pela primeira vez no UFC 117. Na ocasião, Spider que perdia por pontos, finalizou Sonnen  e ganhou a luta nos últimos segundos. Desde então, Sonnen vem provocando Silva e pedindo ao Presidente do UFC, Dana White, o direito de revanche. A oportunidade lhe foi dada e a luta considerada por todos como o Evento mais esperado do ano será dia 7 de Julho, no MGM Hotel em Las Vegas, Estados Unidos.

Entrevista com Anderson Silva AQUI.

ANEEL revisa tarifa e conta de luz ficará mais cara em todo o Estado do Ceará.

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL revisou, nesta terça-feira (26), as tarifas do serviço de energia elétrica para os consumidores cearenses e diminuiu o desconto de 7,61% para 6,76% nas contas. Segundo informou a Agência, o desconto havia sido definido em Abril, mas uma liminar da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - ABRADEE obrigou a Agência a revisar as tarifas da Companhia Energética do Ceará - COELCE.

A liminar do Supremo Tribunal Federal - STF voltou a valer e aumenta, na prática, as próximas contas em 0,85% em relação à do mês anterior. O desconto de 6,76% é o resultado da revisão tarifária menos o reajuste. Caso a liminar volte a cair, o desconto volta a ser de 7,76%, sem a necessidade de uma nova deliberação da ANEEL.

Com a decisão do STF, a COELCE poderá aplicar, de imediato, o efeito de 0,76% nas tarifas dos consumidores. Entretato, a Companhia não poderá cobrar dos consumidores a diferença entre o desconto maior, aplicado desde abril deste ano, e o menor, em vigor a partir de agora. O refaturamento só poderá ser feito quando for julgado em definitivo o mérito da ação judicial.

Em nota, a COELCE informou que "sobre a redefinição das tarifas da COELCE pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, a Companhia informa que, como empresa regulada, cumprirá o que determina o órgão regulador".

terça-feira, 26 de junho de 2012

Tribunal de Contas dos Municípios - TCM divulga LISTA DE GESTORES COM CONTAS DESAPROVADAS no Estado do Ceará.


A Lista do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM foi encaminhada à Justiça Eleitoral, sendo composta por 3.654 NOMES DE POLÍTICOS COM CONTAS DESAPROVADAS.

O Tribunal de Constas dos Municípios – TCM divulgou na tarde de ontem (25) a LISTA DOS GESTORES MUNICIPAIS QUE TIVERAM CONTAS DESAPROVADAS pelo Tribunal, nos últimos oito anos. A relação, que foi encaminhada à Justiça Eleitoral, é composta por 3.654 NOMES COM CONTAS DESAPROVADAS pelo Tribunal, em 9.092 processos.

Ou seja, Prefeitos/Gestores Municipais responsáveis por Prestações/Tomadas de Contas de Gestão rejeitadas pelo TCM, POR DECISÃO DEFINITIVA, como também por Tomadas de Contas Especiais ou Processos de natureza semelhante, instaurados para exame de ATOS DE GESTÃO praticados em decorrência da aplicação de recursos públicos, e que tenham sido julgados, POR DECISÃO DEFINITIVA, pela procedência ou pela procedência parcial

Destacando-se que, na relação, 1.473 GESTORES APARECEM NA LISTA COM NOTAS DE IMPROBIDADE E OUTROS 3.162 TIVERAM CONTAS DESAPROVADAS, sem Nota de Improbidade.

É válido destacar que o TCM publicou a LISTA DOS GESTORES COM CONTAS DESAPROVADAS com uma novidade. A Lista foi dividida em três 'sub-listas':
- Prestação de Contas de Governo.
- Com Nota de Improbidade.
- Sem Nota de Improbidade.

Ressaltando que, na Lista apresentada pelo TCM: EXISTEM 144 NOMES DE EX-PREFEITOS OU PREFEITOS.

Em Tejuçuoca, o Ex-prefeito JOÃO DA SILVA MOTA FILHO, aparece em duas relações:
1ª) Sem Indicação de Nota de Improbidade Administrativa.
2ª) Prestação de Contas de Governo.
Na Relação com Indicação de Nota de Improbidade Administrativa, além do Ex-prefeito JOÃO DA SILVA MOTA FILHO, aparecem Ex-secretários Municipais e Ex-presidentes da Câmara Municipal de Tejuçuoca.

*** Lista completa do TCM, confira AQUI.

Tribunal de Contas dos Municípios, do Ceará, divulga Lista dos Candidatos Ficha Suja.

O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM entregou, ontem (25), à Justiça Eleitoral, a LISTA DOS GESTORES E EX-GESTORES DE PREFEITURAS CEARENSES QUE, NOS ÚLTIMOS OITOS ANOS TIVERAM SUAS CONTAS REJEITADAS por aquela Corte de Contas. Isso é uma determinação da Legislação Eleitoral Brasileira. O prazo para o cumprimento desse dispositivo legal termina no dia 5 de Julho, último prazo para os partidos e candidatos requererem os registros de candidatos.

O Tribunal de Contas da União - TCU já apresentou a sua relação ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, na última semana. O Ceará figurou na lista do TCU com um total de 235 cearenses que tiveram 361 contas rejeitadas nos últimos oito anos. Todos eles foram responsáveis por aplicação de recursos da União. O Tribunal de Contas do Estado - TCE, também, terá que fazer o mesmo, até o dia 5 de Julho.

Para as Eleições 2012, as relações dos tribunais têm um significado diferente em razão da aplicação da Ficha Limpa, o que poderá gerar muitas inelegibilidades para gestores e ex-gestores que tiveram as contas rejeitadas pelas Cortes de Contas.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bomba: Boom! LISTA CANDIDATO FICHA SUJA.

****** BOMBA: BOOM ******

LISTA DE CANDIDATO FICHA SUJA.

AMANHÃ NO DJACIR EUFRÁSIO & VOCÊ.

Tribunal de Contas dos Municípios - TCM divulga Lista dos Ficha Suja, hoje (25).

O Presidente do Tribunal de Contas do Municipio - TCM, Manoel Veras, anunciou que vai divulgar, ainda nesta segunda-feira (25), a chamada LISTA DOS FICHA SUJA. Ou seja, a LISTA COM MAIS DE 3.700 MOMES DE GESTORES E EX-GESTORES PÚBLICOS QUE TIVERAM CONTAS DESAPROVADAS pelo órgão nos últimos oito anos.

Havia expectativas de que a divulgação só ocorreria no início de Julho, mas o TCM se antecipou, até porque muitos dos nomes da lista, coincidentemente, estão na lista, recentemente, divulgada pelo Tribunal de Contas da União - TCU.

A Lista será encaminhada para o crivo da Justiça Eleitoral, a quem cabe julgar quem terá direito ou não a disputar as Eleições 2012.

Ministério Público Federal - MPF pede anulação do SISU do Segundo Sementre de 2012.

O Ministério Público Federal - MPF, no Ceará, ingressou com Ação Civil Pública pedindo a anulação do Sistema de Seleção Unificada - SISU do 2º Semestre de 2012. A realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no SISU e, a possibilidade de alunos matriculados concorrerem, novamente, pode estar favorecendo um esquema de comercialização de vagas em universidades.
 
"Se há novas vagas, elas deveriam ser preenchidas por candidatos que estavam inscritos no primeiro SISU e obedecendo a ordem de classificação", afirma o Procurador da República, Oscar Costa Filho. A participação de estudantes contemplados, anteriormente, com vagas fere a isonomia entre os candidatos e desconsidera a ordem de classificação consolidada no SISU realizado no início do ano.
 
A manutenção da regra pode ainda favorecer o esquema de comercialização de vagas alvo de investigação do Ministério Público Federal. Alunos estariam abandonando cursos, deixando vagas ociosas, com o objetivo de beneficiar terceiros que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM ou ficaram mal classificados no SISU.
 
A existência desse suposto esquema de compras de vagas motivou a instauração de dois procedimentos administrativos pelo MPF. O órgão quer elucidar a ocupação de 17 vagas no curso de Medicina da Universidade Federal no Ceará - UFC por estudantes transferidos de outras instituições ou beneficiados por decisões judiciais.

Missa dos Vaqueiros marca o domingo dos Festejos de São Pedro em Tejuçuoca.

Frente aos Festejos de São Pedro aconteceu, ontem (24), na Sede de Tejuçuoca, a tradicional Missa dos Vaqueiros.

A Cavalgada dos Vaqueiros e o Novenário de São Pedro movimentou, de forma geral, todo o município, com a chegada à Igreja Matriz. Portanto, foram inúmeras famílias que participaram do Evento mostrando toda nossa regionalidade e fé na cultura nordestina.

É válido destacar o imenso empenho mostrado por todos que compõem e desenvolvem a Paróquia São Pedro, em especial, a Paulo Sampaio, que estar a divulgar os eventos e tradicionalidades dos tejuçuoquenses.

domingo, 24 de junho de 2012

Aniversariante do Dia!

FÊNIX NIELY

24/06: Dia de São João.

Hoje é dia de São João! Esse Santo é o responsável pelo título de "Santo Festeiro", por isso, no dia 24 de Junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial, o forró.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de Junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do Santo, como forma de purificação.

Paróquia São Pedro: Evangelho do Dia.

Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias.
 
Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
 
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João."
 
E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia.
 
Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele. O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu.
(Lc 1,57-66.80)

sábado, 23 de junho de 2012

Mais de 235 Gestores devem ficar INELEGÍVEIS em todo o Estado do Ceará.

Os nomes de vários políticos cearenses, 235 ao todo, principalmente, prefeitos e ex-prefeitos, deputados e dirigentes de órgãos públicos federais, ex-gestores de órgãos federais, no Ceará; e, até magistrados aposentados do Tribunal Regional do Trabalho - TRT, CONSTAM NA RELAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS COM CONTAS DESAPROVADAS pelo Tribunal de Contas da União - TCU entregue à Presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ministra Carmem Lúcia, na última terça-feira (19). O Ceará é o 9º Estado com maior número de gestores que tiveram suas contas reprovadas.

A relação, separada por Estado, ainda será encaminhada a cada Tribunal Regional Eleitoral - TRE para que os juízes eleitorais tenham conhecimento e possam negar o registro dos candidatos inelegíveis perante a Lei. Essa relação, também, vai servir de subsídios para os promotores eleitorais IMPUGNAREM OS PEDIDOS DE REGISTRO DE CANDIDATOS, SUSPOTAMENTE, INELEGÍVEIS.

A decisão sobre a inelegibilidade caberá à Justiça Eleitoral, ressaltou a Ministra Carmem Lúcia, ao receber a listagem do Presidente do TCU. Os candidatos cujos nomes constarem na relação estão, supostamente, atingidos pela Lei Ficha Limpa porque nessa relação estão os nomes de quem teve contas desaprovadas, com o trânsito em julgado, nos último oito anos. Mas, a Lei apresenta ressalvas, pois exige que a desaprovação tenha sido objeto de ato doloso e não exista decisão suspendendo seus efeitos.

Alguns nomes chegam a ser repetidos várias vezes porque para cada processo o nome do Gestor condenado é citado. Este é o caso, por exemplo, de Antônio Edvaldo Gomes, Ex-prefeito de Irauçuba; Antônio Luciano Lobo de Mesquita, Ex-prefeito de Santa Quitéria; Armando Quaresma Trigueiro, atual Prefeito de Baixio; Francisco Afonso Machado Botelho, Ex-prefeito de Itatira e Henrique Antônio Fonseca da Mota, Ex-prefeito de Capistrano.

Também, constam nessa relação os nomes do Deputado Estadual Perboyre Diógenes como Ex-prefeito de Saboeiro e dos ex-deputados federais Antenor Naspoline (Ex-secretário de Educação do Estado).

No caso específico de prefeitos e ex-prefeitos, tendo em vista que não está descartada a possibilidade dos gestores voltarem a participar da disputa eleitoral, alguns processos foram consultados e a maioria dos casos consultados revelou que se trata de Tomada de Contas Especial, geradas em função da omissão na prestação de contas em convênios realizados com a União (Governo Federal), sendo a decisão do TCU pela irregularidade das contas, com débito a ser restituído e aplicação de multa.

As irregularidades constatadas referem-se a setores que há anos são objeto de reclamação da população por uma melhor atenção do setor público. Um dos processos de Irauçuba refere-se a convênio com a FUNASA; Em Santa Quitéria, também, existem convênios com a FUNASA para viabilizar sistemas de abastecimento de água em algumas comunidade e, também, com o DNOCS. Um dos processos de Baixio envolve recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e um dos casos de Capistrano os recursos foram do Fundo Nacional de Saúde - FNS, por meio de convênio realizado com o extinto INAMPS.

Tribunal Superior Eleitoral recebe LISTA DE GESTORES COM CONTAS DESAPROVADAS pelo Tribunal de Constas da União - TCU.

A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ministra Cármen Lúcia Antunes, recebeu durante audiência, nesta terça-feira (19), a RELAÇÃO DOS GESTORES PÚBLICOS, OCUPANTES DE CARGOS OU FUÇÕES, QUE TIVERAM CONTAS REJEITADAS pelo Tribunal de Contas da União - TCU por irregularidades durante o exercídio da Administração Pública.

O documento foi entregue pelo Presidente do TCU, Benjamin Zymler. De acordo com a Ministra, caberá à Justiça Eleitoral julgar se as irregularidades verificadas pelo TCU sujeitam seus autores a inelegibilidade.

Ela disse que a relação do TCU será encaminhada, prontamente, aos Tribunais Regionais Eleitorais - TRE's. Dos TRE's, a listagem deverá ser enviada ao conhecimento dos juízes eleitorais e está disponível no site do TSE no link Contas Irregulares - TCU.

Ao entregar, à Ministra Cármen Lúcia, a relação em CD com os nomes dos gestores que tiveram contas desaprovadas, o Presidente do TCU informou que a lista contém cerca de sete mil nomes.

Zymler esclareceu que a listagem traz os nomes de todos os gestores públicos federais, estaduais e municipais que tiveram contas rejeitadas pelo TCU em DECISÕES DEFINITIVAS, IRRECORRÍVEIS, nos últimos oito anos.

* Lista Completa dos POLÍTICOS FICHA SUJA, CLICA AQUI!

Campanha de Vacinação contra Poliomielite.

Teve início no último sábado (16), a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará - SESA. A finalidade é que todas as crianças menores de 5 anos de idade tomem a vacina contra a paralisia infantil para manter bloqueada a possibilidade de reintrodução do vírus selvagem da doença que, embora erradicada nas Américas, continua preocupando.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá, principalmente, por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores.

Djacir Eufrásio & Você ressalta a importância de se alcançar coberturas vacinais altas em todos os municípios, garantindo assim a homogeneidade satisfatória, tanto na Campanha, quanto na vacinação de rotina.

Maiores informações entre em contato com a equipe técnica da SESA (Mércia, Tereza Wilma, Ana Vilma, Nilce, Júlia, Elaine e Hosana) através do telefone: (85) 3101.5195 e Fax: (85) 3101.5203

sexta-feira, 22 de junho de 2012

XI TEJUBODE: Programação Oficial


O Prefeito Municipal de Tejuçuoca, Sr. Edilardo Eufrásio da Cruz, convida a todos para a XI TEJUBODE, no período de 29 de Junho à 01 de Julho de 2012. A TEJUBODE  é referência em todo o Estado do Ceará por vocação na feira de agronegócios e potencial turístico da região do Vale do Curú.

Abertura da XI TEJUBODE.
29 de Junho de 2012, às 17h00min.
Local: Parque de Exposições Joaozão.

Entrega dos Títulos PARCEIROS NOTA 10.
30 de Junho de 2012, às 12h00min.
Local: Centro Interescolar.

P.R.O.G.R.A.M.A.Ç.Ã.O

27 de Junho (Quarta-feira):
18h00min: Festa de São Pedro.
20h00min: Eleição da Rainha do Bode.
21h00min: Desfile das Fábricas.

28 de Junho (Quinta-feira):
08h00min: Seminário.
08h00min: Entrada dos animais ao Parque de Exposições.
18h00min: Festa de São Pedro.

29 de Junho (Sexta-feira):
06h00min: Concurso Leiteiro (Zeragem).
08h00min: Seminário.
08h00min: Apresentações culturais.
08h00min: Exposição do artesanato.
08h00min: Exposição dos animais.
14h00min: Julgamento dos animais com registro.
17h00min: Cortejo.
18h00min: Concurso leiteiro (1ª ordenha).
18h00min: Abertura com autoridades.
19h00min: Noite cultural - Show cultural.
23h00min: Show - BODE FEST.

30 de Junho (Sábado):
06h00min: Concurso Leiteiro (2ª ordenha).
08h00min: Seminário - Dia de campo e encerramento.
08h00min: Exposição do artesanato.
09h00min: Apresentações culturais.
12h00min: Almoço com autoridades / PARCEIRO NOTA 10.
13h00min: Oficina - Palma forrageira.
14h00min: Oficina - Manejo geral de caprinos e ovinos.
15h00min: Leilão da agricultura familiar.
16h30min: Desfile - Bode Fantasiado.
18h00min: Festival de gastronomia do bode.
19h00min: Show cultural.
23h00min: Show - BODE FEST.

01 de Julho (Domingo):
08h00min: Julgamento dos animais dos produtores locais.
09h00min: Visita.
09h00min: 1ª Amostra de artesanato local e agrcultura familiar.
09h00min: Premiação PARCEIRO NOTA 10.
09h00min: Exposição do artesanato.
09h00min: Oficina - Agrotóxicos.
09h00min: Apresentações culturais.
10h00min: Premiação dos animais dos produtores locais.
11h00min: Momento dos animais.
12h00min: Momento dos restaurantes.
18h00min: Show cultural.
22h00min: Show - BODE FEST.

XI TEJUBODE: Programação Musical.


O Município de Tejuçuoca se prepara para mais uma Edição de uma das maiores festa do Ceará, a XI TEJUBODE - FEIRA DA OVINOCAPRINOCULTURA, que realizar-se-á nos dias 29 e 30 de Junho; e, 1º de Julho de 2012. Este ano o Evento completa 11 anos e trás muitas novidades, quer seja nas parcerias, no campo dos negócios realizados durante a feira, na gastronomia regional, pratos à base de bode, artesanato e/ou nas noites de show, com as melhores bandas, que é proporcionado à população local e aos visitantes.

A TEJUBODE é sucesso garantido e proporciona ao Município de Tejuçuoca um maior desenvolvimento e uma melhora significativa na economia local. É válido destacar que a tradicional FESTA DO BODE tornou-se um Evento com destaque não só local; mas, também, em todo o cenário regional e, fazendo parte do Calendário Nacional Agropecuário.

O Prefeito Edilarado Eufrásio relata que "11 anos de TEJUBODE significa crescimento; pois, percebo que desde quando a FEIRA DA CAPRINOVINOCULTURA foi criada, Tejuçuoca tem crescido muito, pois sabemos que ela é o principal Evento que a cidade de dispões e que atrai pessoas de todas as partes. Estamos apoiando, ao máximo, os agricultores familiares. Em nosso município, dispomos do BOLSA BODE, pelo qual incentivamos jovens de 17 a 28 anos a inserirem-se na caprinovinocultura. Todos os meses eles recebem R$100,00 de ajuda de custo e, anualmente, um auxílio de R$5 mil. Vale ressaltar que Tejuçuoca tem apenas 25 anos de emancipação. Ao longo desses 11 anos, a TEJUBODE e seus eventos paralelos são os precursores de vários negócios que sustentam a economia local, o que tem desenvolvido não só a economia; mas, também, a cultura, o comércio, o artesanato, a gastronomia e a agricultura familiar".

Portanto, a XI TEJUBODE terá a apresentação das melhores bandas, como, por exemplo, o cantor sertanejo Leonardo; o melhor do nosso forró e, ainda o romantismo. Todavia, ainda estão sendo analisadas outras atrações musicais, também.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL.
Dia 29/06 (Sexta-feira):
* Leonardo, Luizinho de Irauçuba, É Noiz e Kbra da Peste.
Dia 30/06 (Sábado):
* Lagosta Bronzeada, Boca a Boca e The Fevers.
Dia 01/07 (Domingo):
* Solteirões do Forró, Pé de Ouro, Cavalo de Pau, Revolução do Forró, Moleka Sarada e Balanço Sensual.

Prefeito Edilardo investe quase R$800 mil em praças públicas no Município de Tejuçuoca.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado - DOE, na Edição de 18 de Junho, o Extrato de Contrato de Tomada de Preço, pelo qual a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, através do Prefeito Edilardo, firma acordo com a Construtora SOMAQ - Construções e Prestações de Serviços Ltda, para a CONSTRUÇÃO DE PRAÇA NA LOCALIDADE DE RETIRO, no valor de R$288.267,80. E, CONSTRUÇÃO DE PRAÇA NA SEDE DE TEJUÇUOCA. No valor total de R$508.454,80.

O prazo para execução das obras é de 90 dias e a origem dos recursos é federal com contrapartida do Município de Tejuçuoca.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os candidatos inscritos no ENEM 2012 devem pagar a Taxa de Inscrição até amanhã (20).

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2012 têm até amanhã (20), para pagar a Taxa de Inscrição de R$35,00. De acordo com o Ministério da Educação - MEC, quase 4 milhões dos 6,4 milhões de inscritos estão isentos do pagamento. Fazem parte desse grupo os alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública e os candidatos de baixa renda que tiveram a solicitação de carência aprovada.
 
Os candidatos, não isentos, devem imprimir o boleto para o pagamento da taxa no próprio site do ENEM e pagá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil. Quem perder o prazo, terá a inscrição cancelada. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no ENEM, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa e se habilitaram para fazer a prova.
 
O ENEM será aplicado nos dias 3 e 4 de Novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de Novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de Dezembro. A participação no exame, também, é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, o Programa Universidade para Todos - PROUNI e o Ciência sem Fronteiras.

Lista de Gestores com CONTAS IRREGULARES será entregue nesta terça-feira (19).

Às 17h00min, desta terça-feira (19), a Presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, receberá do Presidente do Tribunal de Contas da União - TCU, Benjamin Zymler, a RELAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS, OCUPANTES DE CARGOS OU FUNÇÕES, QUE TIVERAM SUAS CONTAS JULGADAS IRREGULARES.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 – Art. 10, parágrafo 5º), cabe ao TCU apresentar à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de Julho do ano em que se realizarem as eleições, a relação dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. As eleições municipais serão realizadas em 7 de Outubro próximo.

A Lista será encaminhada aos juízes eleitorais, que são os responsáveis pela análise do registro dos candidatos a Prefeito e Vereador. De acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se esta decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

Valmar Bernardo é homenageado pelo Blog Baladeira de Paramoti, por Marcelo Sampaio.


Esta é a placa! É uma homenagem ao Valmar Bernardo, de Tejuçuoca. Ele foi escolhido o melhor Secretário de Trabalho e Ação Social de 2011 pelo Blog Baladeira de Paramoti.

Todo o método de trabalho desenvolvido e aplicado, em Tejuçuoca, está sendo replicado para a instalação de uma Cooperativa de Confecção, no Assentamento Salvação em Paramoti.

As boas práticas de gestão para geração de emprego e renda devem ser aproveitadas. Marcelo Sampaio procura desta maneira desenvolver o Município de Paramoti.

Esta é a maneira encontrada, por Marcelo Sampaio, para agradecer tudo o que ele aprendeu em seguidas visitas às fábricas instaladas, em Tejuçuoca.

"Minha gratidão eterna a Valmar Bernardo; e, ao Prefeito Edilardo Eufrásio por ensinarem o caminho das pedras", relata Marcelo Sampaio.