terça-feira, 21 de agosto de 2012

O estado do Ceará é o 3º no ranking de assaltos a banco em todo o Brasil.

O Ceará ocupa o 3º lugar no ranking de assaltos a bancos, no Brasil, no 1º Semestre deste ano. O levantamento da Confederação Nacional dos Vigilantes - CNTV e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro - CONTRAF, divulgado ontem (20), em Curitiba, revela que no Estado ocorreram 26 casos de roubos a instituições bancárias.

Segundo a Pesquisa Nacional de Ataques a Banco, em termos percentuais, o Ceará foi o que apresentou o maior crescimento neste tipo de crime no último ano. Comparado ao mesmo período de 2011, a alta no número de assalto foi de 420%.

Em 1º lugar do ranking está São Paulo com 99 casos. Em 2º lugar, vem a Bahia com 37 registros. Na seqüência aparecem Pernambuco (18), Paraíba (17), Paraná (16) e Mato Grosso (16).

Os casos de arrombamentos, também, são liderados por São Paulo (190). Depois, aparecem Minas Gerais (151), Santa Catarina (121), Paraná (93), Bahia (54), Rio Grande do Sul (40) e Mato Grosso (32). O maior crescimento do número de notificações ocorreu em Minas Gerais, com um salto de cinco para 151 ocorrências, uma variação de 2.920% em relação ao primeiro semestre de 2011.

Na noite de ontem (20), a reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, mas não obteve retorno.

O total de assaltos a bancos ocorridos no País ao longo do 1º Semestre deste ano cresceu 25,2% em relação ao mesmo período de 2011. O número passou de 301 para 377 casos. Já os arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos passaram de 537 para 884 no mesmo período, um crescimento de 64,6%.

Somadas, ambas as modalidades de ataques a bancos chegaram a 1.261 ocorrências, uma alta de 50,5% em relação ao 1º Semestre do ano passado, quando houve 838 casos. Entre as fontes da pesquisa estão estatísticas de secretarias estaduais de Segurança Pública, notícias publicadas pela imprensa e levantamentos de sindicatos e federações de trabalhadores. No mês passado, a CNTV, a CONTRAF e o DIEESE haviam divulgado 27 mortes em assaltos a bancos, de Janeiro a Junho de 2012.

"Esperamos que o Anteprojeto de Lei que trata do estatuto da segurança privada seja apresentado ainda este ano pelo Ministério da Justiça. A legislação atual está defasada", disse Ademir Wiederkehr, Diretor da CONTRAF. Entre as reivindicações das entidades estão a obrigatoriedade de porta giratória com detector de metais; instalação de vidros blindados nas agências; câmeras de monitoramento e ampliação do número de vigilantes.

0 comentários:

Postar um comentário