domingo, 30 de outubro de 2011

"É Trabalhando Que Crescemos"

A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, com a Administração: "É Trabalhando Que Crescemos", através do Prefeito Edilardo, mostra como pode-se melhorar a qualidade de vida de seu Povo!


Comentário do Dia!


"Perfeito para mostrar a importância e a capacidade de transformação que os nossos jovens têm, e exatamente no dia em que aconteceu a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que com certeza é o primeiro passo para essa transformação. Não só curti, como compartilhei".

* COMENTÁRIO DE BERÊ SANTOS, SOBRE A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM TEJUÇUOCA.

Momento de Reflexão!

Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através  do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras  e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

sábado, 29 de outubro de 2011

Matadouro de Tejuçuoca Funciona.

*** NOTA DE ESCLARECIMENTO ***
Em entrevista concedida ao Jornal Integração, o Prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, desmentiu informação publicada no Jornal O Povo, na Edição de 24 de Setembro, em que na matéria intitulada: “12 matadouros foram embargados este ano”. Tal matéria informava que o Matadouro Público de Tejuçuoca estaria interditado por falta de condições sanitárias.
Todavia, o Gestor Edilardo informoa:
"O MATADOURO ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE E TEM BOAS CONDIÇÕES DE HIGIENE".

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARABÉNS GEOVANE FORTE Aniversariante do Dia!

Primeira-Dama Heloíde - Geovane - Prefeito Edilardo

Geovane Forte é uma pessoa de boa índole, que a todo instante sempre busca ajudar. É sempre importante ter pessoas assim, como esse cara, por perto. Gente boa!
Comemore bastante esse dia tão especial pra você e para as pessoas que estão ao seu redor. Seja muito feliz e, tenha sempre o amor de DEUS por perto. PARABÉNS, Geovane!!!

28/10: Dia do Servidor Público


No dia 28 de Outubro commora-se o Dia do Servidor Público. A data foi instituída pelo Presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
PARABÉNS!!!


O Município de Tejuçuoca promoverá amanhã, dia 29 de Outubro, na Praça Raimundo Sales Neto, o SESC LÚDICO, a partir das 17h:00min.

O Evento destacará, como, por exemplo, orientação nutricional, atividades recreativas, avaliação física, jogos de damas, xadrez, dominó, jogos de salão, massagem terapêutica, brinquedos, shows humorísticos, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e muito mais.

É válido salientar que este tipo de Evento objetiva, principalmente, a interação do grande tripé para o sucesso: PODER PÚBLICO - SOCIEDADE - DESENVOLVIMENTO

Realização: Prefeitura Municipal de Tejuçuoca e SECEMT.

Estudantes de Tejuçuoca participam da Feira Regional de Ciências e Cultura 2011


A E.E.F.M. Fernando Mota participará da Feira Regional de Ciências e Cultura 2011 promovida pela CREDE 2, no dia 29 de Outubro, no Município de São Gonçalo do Amarante. Observe as experiências que serão apresentadas no Evento:

EXPERIÊNCIA 1:
"CIÊNCIAS AMBIENTAIS: GASTRONOMIA COM PALMAS".
Participantes:
* Francisca Eleane Silva Santos;
* Mirla Maria Mesquita Almeida;
* Professor orientador: Francisco Edmilson Sousa.

 










INTRODUÇÃO.
O foco desta experiência é mostrar a importância da palma forrageira. Bastante cultivada no semiárido nordestino, mostrar sua utilidade gastronômica com pratos que saborosos. Lembrando que é um alimento riquíssimo em vitaminas que contém muita água. E ajuda na imunização do corpo humano contra diversas mazelas.

METODOLOGIA.
Usamos alguns métodos, tais como: de campo, quando fomos colher as amostras de palma, bibliográficas, pois utilizamos várias fontes de pesquisa (internet, livros, revistas, e etc.), laboratorial para encontros e discursões do projeto. Além, é claro, de entrevistas que realizamos com produtores de palma da região (Sr. José Sidôr e Sr. Emanuel Gonçalves). E também, fizemos em casa, grande parte da experiência ao qual trata-se o processo gastronômico.

RESULTADOS.
Antes de, realmente, colocarmos em prática nossa experiência, pesquisamos muito; mas, não pensávamos que as comidas iriam ficar tão saborosas. Nos surpreendemos! E, também, ao apresentarmos os petiscos, observamos que as pessoas aprovaram, e gostaram mais ainda quando souberam dos benefícios dessa planta comum no sertão, mas pouco aproveitada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O problema a ser investigado é a desvalorização de algumas plantas da Caatinga, por mais que pareçam exóticas, podem ser de grande valor econômico e social, desde que usados corretamente. O método que usamos para solucionar a questão, é utilizar a palma como fonte alimentícia, transformndo-a, juntamente com outros produtos, em uma culinária diferente e rica. Valorizando-a.

EXPERIÊCIA 2:
"CIÊNCIAS DA NATUREZA: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - DEFENSIVO NATURAL"

Participantes:
* Cristiane Matos Silva;
* Pedro Araújo Oliveira Neto;
* Professora: Irisneuma Forte Magalhães.












RESUMO.
O presente projeto trata se de um defensivo e repelente totalmente natural à base de PIMENTA, NIM, SABÃO DE COCO com finalidade de eliminar pragas. O produto foi testado em lagartas, gafanhotos, pulgões, mosca branca, besouros encontrados em acácias. O mesmo apresenta resultado positivo.

INTRODUÇÃO.
A pesquisa a seguir aponta uma alternativa natural e de baixo custo para o combate às pragas da lavoura, possibilitando a produção de alimentos com o menor índice de agrotóxico.

METODOLOGIA.
Começamos a pesquisa: Selecionamos a pimenta, nim, e o sabão de coco. Colocamos a pesquisa em prática: Colhemos a pimenta, batemos no liquidificador com dois litros de água, cortamos a barra de sabão e colocamos para ferver com dois litros de água. Para extrair o óleo do nim: Pegamos as sementes e colocamos para secar. Depois de secas, colocamos em um pilão e quebramos as cascas batendo-as levemente. Logo após, separa-se as cascas da poupa, levamos novamente a poupa ao pilão batendo até se tornar uma pasta marrom. Depois, amassamos com as mãos acrescentando água. Após todo o processo, vem as misturas: Colocamos pimenta misturamos ao sabão, acrescentamos 100ml do óleo do nim. Enfim, o produto esta feito. Após quatro horas, realizamos a aplicação.
Obs: Esse produto deve ser aplicado dentro de 24 horas; pois, após esse tempo o defensivo poderá perder sua eficácia.

RESULTADOS.
Observamos que após a aplicação do defensivo, a lagarta (Agrotis Ipsilan) encolhe-se e morre logo. O gafanhoto (Schistocerca Gregária) afasta-se rapidamente. Os pulgões (Metopolophum Dirhordum) morrem logo depois da aplicação. A mosca branca (Bemisia Tabacie  Argentifolii) e a formiga (Atta Spp) afastam-se.
Sendo assim, obtivemos bons resultados através de um produto ecologicamente correto e socialmente justo. tornando-se acessível à toda sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O Brasil é, hoje, o maior consumidor mundial de agrotóxico. E, o Ceará já era, em 2008, o maior do Nordeste em consumo. Mas, a cada ano, aumentam as evidências do impacto dos agrotóxicos na saúde humana e do meio-ambiente. Por exemplo, intoxicações agudas, doenças crônicas, problemas reprodutivos e danos ambientais são a face mais visível do impacto desse produto. Baseando-se nesses fatos, convidamos a sociedade a sensibilizar-se com esse problema e começar a buscar a solução, ou seja, aumentar o uso do defensivo natural, uma solução mais prática que não causa danos aos seres humanos nem ao meio-ambiente.

EXPERIÊNCIA 3:
"ROBÓTICA EDUCACIONAL: A TECNOLÓGIA AJUDANDO NA RECONSTRUÇÃO DO MEIO-AMBIENTE".

Participantes:
* Francisca Eridiana Rodrigues Lopes;
* Bruna Rocha silva;
* Professor: José Mairan Mota Matos.












INTRODUÇÃO.
O Projeto: "Robótica Educacional: A tecnologia ajudando na reconstrução do meio-ambiente" busca algo que tenha relevância social, que seja útil à região e, principalmente, à preservação do planeta. Os objetivos do trabalho são bem claros: Ajudar na reconstrução do meio-ambiente e mostrar que se pode usar a máquina, um dos principais instrumentos que causam o desmatamento, como um bem, para "reflorestar". E, não só como uma destruidora. Mostrar, também, que o ser humano é capaz de fazer bom uso desses instrumentos e transformar o meio em que vive.

METODOLOGIA.
Para dar continuidade ao projeto, seguem-se algumas etapas bem simples. Busca achar a melhor maneira de fazê-lo ir adiante. Iniciando-se  pela parte teórica, elaborando-o primeiramente em rascunho, indo a seguir em busca de materiais recicláveis, ou que não tivessem mais nenhuma utilidade. Posteriormente, vem à prática, onde usa-se  a computação, e a robótica educacional para concretizá-lo.

RESULTADOS.
Como resultado, do nosso empenho, obtemos um robô, que ajuda ao meio-ambiente, de forma direta, com  seus movimentos de cavar e plantar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Uma máquina que ajuda ao planeta sem causar-lhe danos, mostrando que se pode utilizar daquilo que uma vez destrói, para reconstruir. Sendo que, estes instrumentos  tecnológicos são usados de forma incorreta pelo ser humano, causando destruição à natureza, podendo ser usado para o bem.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tejuçuoca: Entrega de 300 Cartões de Benefício do Bolsa-Família

 
SOCIAL. Na Escola São Pedro, na última quarta-feira, dia 26 de Outubro, ocorreu a solenidade de ENTREGA DE CARTÕES DO BENEFÍCIO DO BOLSA-FAMÍLIA a 300 (trezentos) famílias de Tejuçuoca, sendo mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Ação Social. Portanto, já na próxima sexta-feira, dia 28 de Outubro, essas família já poderão receber seus benefícios.
 
Autoridades presentaes ao Evento: Prefeito Edilardo Eufrásio, Valmar Bernardo (Secretário da Ação Social), Cleomar Magalhães (Chefe do CadÚnico de Tejuçuoca), Moacir Tomás de Sousa Filho (Gerente Geral da CEF - Jurema/Caucaia), Mauro Barbosa Botelho Neto (Técnico Bancário) e o Vereador Barbosa.
 
É oportuno lembrar que o Projeto: Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação desfavorável.

EMPENHO: Valmar Bernardo & Prefeito Edilardo Eufrásio!


Esta foto foi retirada em Fevereiro ao lado da Agência da Caixa Econômica Federal - CEF, em Caucaia. Chovia muito neste dia. O Secretário de Ação Social de Tejuçuoca, Sr. Valmar Bernado, naquela manhã havia levado 150 (cento e cinqüenta) pesssoas para fazerem o cadastro do Bolsa-Família. O mesmo havia solicitado à Gerência da CEF e havia conseguido a liberação, para que todos entrassem ao banco antes do horário normal. Ao entar,eu vi Valmar Bernardo em pé no centro orientando os Tejuçuoquenses. A rapidez com que encaminhava os seus cidadãos para onde deveriam ir, chamava a atenção. Nunca havia visto antes um Secretário empenhado em atender tão bem.

No, dia 26 de Outubro foram entregues mais 300 (trezentos) cartões do Bolsa-Família em Tejuçuoca. Totalizando 450 (quatrocentos e cinqüenta) famílias atendidas pelo Programa em 2011.

Você já imaginou o impacto que isto gera na economia de um Municipio?
Sem contar o bem-estar proporcionado a estas familias. Fruto do trabalho do Secretário da Ação Social e toda a sua equipe.

Na Secretaria da Ação Social, o carinho com que Valmar Bernardo recebe a todos que o procuram, mostra como é importante atender bem todos. Do portão da Secretaria até a porta do prédio, já encaminha várias situações adversas em busca de solução. Ele é da mesma safra do Prefeito Edilardo Eufrásio: "Político com cheiro do povo e que gosta do povo".

Com o apoio do Prefeito Edilardo Eufrásio e do Secretário Valmar Bernardo está sendo realizado o Curso de Capacitação de Corte & Costura. Portanto, são 60 (sessenta) pessoas sendo preparadas para trabalharem nas fábricas de confecção que não páram de chegar à Tejuçuoca.

Enfim, adicone capacitação à geração de empregos e renda. E multiplique por 450 (quatrocentos e cinqüenta) Bolsas-Familia sabe o resultado que dá?

TEJUÇUOCA, O MUNICÍPIO QUE MAIS CRESCE NO VALE DO CURU.

Fonte: Baladeira de Paramoti (Blog Marcelo Sampaio)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CMDCA - 9ª CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TEJUÇUOCA


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Município de Tejuçuoca promoveu hoje, dia 26 de Outubro, no Centro Interescolar, a 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência foi aberta pelo grupo de pop rock, local, Banda Beat Stay. A realização do Evento cumpre uma determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Protagonismo Infanto-Juvenil, ou seja, participação de crianças e adolescentes em discussões de assuntos de seus interesses tornou-se pauta permanente nos fóruns e conferências de direitos.

Poranto, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem caráter deliberativo e previsto por Extatuto, formula e acompanha a execução das políticas públicas de atendimento à infância e à adolescência, bem como fiscaliza o cumprimento da legislação que assegura os direitos humanos das crianças e adolescentes.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º Campeonato de Futebol de Salão da Comunidade Logradouro


ESPORTE. O Professor Expedito Silva e a Comunidade de Logradouro realiza, aos sábados, às 18h:00min o 1º CAMPEONATO DE FUTSAL.

Participam equipes da Região do Logradouro; Como, por exemplo, Caiçara I, Alegria, Xixá, Vertentes, Malaquias e Alegria. Totalizando 12 equipes distribuídas em 2 Grupos.

Segundo o Professor Expedito e Josauro Alves dos Santos: "Estão acontecendo os jogos e esse evento só foi possível graças ao empenho do Prefeito Edilardo Eufrásio, ao construir a quadra poliesportiva na Localidade".

O Evento, também, tem a colaboração direta do Vereador Elso, Vereador Mota Filho, Vereador Barbosa, Secretário Coelho Neto, Secretário Marciano Silva e  o Secretário Sávio Montenegro.

Para o professor Expedito Silva, o evento tem colaborado para afastar os jovens de males, como, por exemplo, a bebida alcoólica.

O Diretor Josauro agradeceu aos organizadores: Expedito Silva, Professora Rosângela, Professora Helena Lima e Ivan.

As finais do 1º CAMPEONATO DE FUTSAL, da Localidade Logradouro, acontecerão no dia 19 de Novembro. Tendo, além, da disputa pelo Título de Campeão; Apresentações culturais da comunidade.











ESTUDANTES DE TEJUÇUOCA REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA

 
EDUCAÇÃO. A Câmara Municipal  de Tejuçuoca realizou audiência para receber propostas dos estudantes das escolas públicas do Município.
 
O Evento teve participação marcante de Estudantes, Vereadores e Autoridades, por exemplo, o Prefeito Edilardo Eufrásio e a Vice-Prefeita, Eurice Mota.
 
É válido salientar a participação efetiva de dezenove escolas municipais, que apresentaram suas propostas através de seus docentes em busca de melhorar, sempre, a educação em nosso país.
 
É importante lembrar que o Município de Tejuçuoca é Pentacampeão do SELO UNICEF e almeja o próximo Selo Unicef sendo aprovado na Edição 2009/2012. Sendo honrado a partir do novo contexto de gestão pública, ou seja: Foco específico na classe estudantil vinculada ao meio-ambiente do semiárido e suas possibilidades de vida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tenente-Coronel Rodrigues: Novo Coordenador da Polícia Militar de Tejuçuoca, Itapajé e Irauçuba


SEGURANÇA. O Sr. Tenete-Coronel Rodrigues é o novo Coordenador da Polícia Militar dos Municípios de Itapajé, Irauçuba e Tejuçuoca.

"O motivo de um Tenente-Coronel comandar o Pelotão de Itapajé, é visar a implantação de uma Companhia da Polícia Militar na região", relata o Sr. Rodrigues.

Disse ainda: "Pretendo desenvolver um trabalho junto às comunidades com o objetivo de diminuir os furtos de animais que são freqüentes na zona rural dos três municípios e peço que líderes comunitários procurem a unidade policial para que possa ser feito um levantamento das problemáticas existentes na região".

Ainda, "já estou tomando providências quanto ao aumento do pequeno contingente policial e melhorias na estrutura física do prédio da Policial Militar", cofirma o Tenente-Coronel Rodrigues.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Por Marcelo Sampaio: Blog Baladeira de Paramoti mostrará Fábricas em Tejuçuoca


Marcelo Sampaio mostrará as pessoas que desejarem conhecer, as FÁBRICAS DE TEJUÇUOCA.

Várias confecções se instalaram naquele Município, GERANDO MAIS DE 1.000 EMPREGOS. Hoje, Tejuçuoca é a cidade que mais cresce no Vale do Curu. Além de ter uma excelente Prefeito, Edilardo Eufrásio, o Municipio é destaque em desenvolvimento em várias áreas.

Para se inscrever basta somente mandar um e-mail para marcelosampaioce@ig.com.br. Nele você informará seus dados como: nome, endereço, localidade, idade, estado civil e número de filhos (se tiver), se é arrimo de familia, apelido pelo qual é conhecido e telefone de contato. É importante que a pessoa tenha vontade de trabalhar.













Prefeitura Municipal de Tejuçuoca Oferece Transportes para Alunos Realizarem Provas do ENEM 2011


EDUCAÇÃO. Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, através do Prefeito Edilardo, cede três veículos para auxiliar e proporcionar maior conforto aos alunos tejuçuoquenses na realização do ENEM 2011 que foi realizado na cidade de Pentecoste.

ENEM. O ENEM tem como ponto primordial avaliar o desempenho e capacidade de entendimento do assunto abordado por cada aluno ao término do Nível Médio. Portanto, o Exame serve de acesso aos Cursos Profissionalizantes e Ensino Superior.  É válido salientar, ainda, que o ENEM tem, também, meta  de avaliação  e participação em Programas Governamentais de acesso ao Ensino Superior, como, por exemplo, o PROUNI e SISU. E, ainda, o FIES que utiliza os resultados do Exame como pré-requisito para a distribuição de Bolsas de Ensino em Instituições de Ensino Superior (IES).

"Enfim,  a batalha em busca  de tornar o ENEM parte fundamental de acesso às Instituições de Ensino Superior (IES) continua. Ou seja, este, também, é um dos objetivos do Exame". Segundo o Minsitério da Educação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TEJUÇUOCA: Ofertas de Emprego.

* CARGO:
- Vendedor Externo.
* VAGAS:
- 7 (sete).
* REQUISITOS:
- Maiores de 20 anos; Disponibilidade de horário para trabalhar no comércio; Com ou sem experiência.
* PRAZO:
- 24 a 26  de Outubro, até às 12h:00min.
* OBSERVAÇÃO:
- Levar Currículo.
* INFORMAÇÕES:
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itapajé - Sine/Idt. Rua José Pinto Cavalcante, 338. Cruzeiro.  Contato: (85)3346.1761

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Município de Tejuçuoca na OBAP


EDUCAÇÃO. O IFCE, de Umirim, foi destaque na Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP, realizado em Minas Gerais, conquistando Medalha de Prata. E o 7º Lugar, no geral.

Os alunos estudam em Umirim, na Unidade do Campus Crato.
A Equipe foi composta por 04 alunos, sendo eles:
* Raimundo Abreu Sousa (Tejuçuoca).
* Francisco Getúlio Santos Ávila (Tejuçuoca).
* José Wilson Mesquita Mota (Itapajé).
* Clamenon Freitas Sales (Umirim).

A Olimpíada aconteceu em 2 Etapas:
* 1ª Etapa: Realizada de forma online, dividida em três fases. Onde os melhores classificados do Nordeste ganharam a viagem para Minas Gerais.
* 2ª Etapa: Foi presencial, composta de 20 questões; sendo, 18 questões optativas (A, B, C, D, E) e 2 questões subjetivas (abertas).

Os alunos do IFCE, de Umirim, foram os melhores classificados do Nordeste, recebendo Medalha de Prata. E 7º Lugar, no geral. A premiação da Olimpíada aconteceu, no dia 8 de Outubro, em Pouso Alegre-MG


Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP é uma competição científica, de nível nacional, que visa estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio e Ensino Técnico nas carreiras Técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento de situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na Olimpíada.

Conseqüentemente, espera-se motivar a participação dos discentes em atividades de iniciação científica, desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TEJUÇUOCA: BOLSA BODE PROGRAMAÇÃO DA TV RECORD

PROGRAMA BOLSA BODE EM ÂMBITO NACIONAL

Amanhã, dia 19 de Outubro, a Tv Record, exibirá em sua grade de programação uma matéria sobre o sucesso do PROGRAMA: BOLSA BODE implantado pelo Prefeito Edilardo Eufrásio, no Município de Tejuçuoca.

O PROGRAMA: BOLSA BODE distribui caprinos e ovinos aos jovens de Tejuçuoca, sendo que o Programa encontra-se na sua 2ª Turma, contendo 20 jovens (ente 18 e 25 anos). Onde, cada beneficiário recebeu 10 cabras e 01 bode reprodutor, além de ajuda de custos no valor de R$100,00 mensais. É válido salientar que tanto os ovinos como os caprinos podem ser destinados ao abate quanto à reprodução. Ao final da Turma,  cada participante devolverá uma cria para dar continuidade à Turma seguinte.

Logo, o PROGRAMA: BOLSA BODE proporciona melhoria na qualidade de vida do Povo Tejuçuoquense, quer seja no âmbito da criação de emprego e trabalho quanto na geração de renda para a família em geral.

O Gestor Edilardo Eufrásio realata: "Estou muito orgulhoso de saber que nossa terra está sendo reconhecida nacionalmente. Amanhã, durante todo o dia, a Tv Record estará apresentando uma matéria sobre Tejuçuoca, sobre a vocação de nossa cidade para a caprinocultura. O nosso BOLSA BODE será apresentado pela Emissora em rede nacional. Isso é muito bom".

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROJETO BOLSA BODE: Programa "Quero Trabalhar".

DESENVOLVIMENTO. Aconteceu na última quarta-feira, dia 12 de Outubro, na Localidade de Pedra Branca, uma verdadeira "aula de campo" sobre o desenvolvimento cultural da caprinovinocultura. Portanto, na propriedade de Jairo Oliveira (beneficiário do PROGRAMA: BOLSA BODE I) os interessados puderam tirar dúvidas sobre a criação de ovinos e caprinos. Jairo Oliveira é um verdadeiro exemplo do sucesso que é este Programa implantado pelo Prefeito Edilardo Eufrásio.

A Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Criadores de Tejuçuoca, através de sua Presidente, Carla Lima, ofereceram o suporte e condições para que o Dr. Fernando Andrade, responsável pelo Curso de Manejo de Caprinos e Ovinos, possa desenvolver e articular todos os beneficiários do PROGRAMA: QUERO TRABALHAR do PROJETO: BOLSA BODE II.

É válido salientar os pontos fundamentais que tiveram destaque neste encontro: manejo sanitário, instalações, seleção de reprodutores e matrizes, tratos veterinários, vacinação, vermifugação, castração, aulas teóricas e práticas. Realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio-Ambiente de Tejuçuoca.

Forró Pé-de-Serra: PISADA BOA


QUER FORRÓ PÉ-DE-SERRA DE PRIMEIRA QUALIDADE?


Contrate o Forró Pé-de-Serra: PISADA BOA (Pedra Branca - Tejuçuoca), formado por:
* Marcinho Barroso: Sanfona.
* Cleomar Silva: Zabumba.
* Vicente Teixeira: Pandeiro.
* Víctor Mota: Triângulo.
* Zé Farias: Vocal.
Contatos: (85) 92247205 / (85) 92368894.

I DICUMÊ COM FORRÓ acontecerá na Comunidade de Pedra Branca, no dia 04 de Novembro, às 17h:00min. Na ocasião, serão apresentados os resultados positivos do PROGRAMA: LEITE ALIMENTA, instalado na localidade pela Administração (É Trabalhando que Crescemos!) do Prefeito Edilardo Eufrásio.

Portanto, comida regional e forró pé-de-serra não faltarão.

Centro de Educação Infantil - CEI

EDUCAÇÃO. O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL entrou em pleno funcionamento nesta Semana da Criança, em Tejuçuoca. Portanto, mais uma importante obra da Administração do Prefeito Edilardo Eufrásio. É válido salientar que o Projeto foi realizado através do Governo do Estado, por intermédio do PROARES em parceria com a Secretaria da Ação Social e Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.

Com área de 1600m², sendo distribuído em:
* 04 Salas de Aula, com ventilação ideal.
IMPORTANTE: Cada sala há um banheiro (adaptado para crianças) e armários escolares.
* 01 Refeitório.
* 02 Despensas.
* 03 Banheiros Coletivos.
* 01 Sala da Direção.
* 01 Lavanderia.
* 01 Recepção.
* 01 Pátio.
* 01 Playground.
IMPORTANTE: O Playground é ideal para desenvolvimento de atividades educativas, recreação e atividades extra-curriculares dos alunos. Ressaltando as colunas estruturais; pois, são arredondadas. Logo, diminuindo a probabilidade de acidentes.


O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL será equipado, intelectualmente, com 27 Profissionais Qualificados para desenvolver e atender, por volta de, 200 crianças em dois turnos.


As crianças que farão parte do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL  serão beneficiadas com Kit Escolar. Ou seja, receberão o fardamento completo e todo material escolar necessário.


Portanto, o Prefeito Edilardo Eufrásio alavanca ainda mais o desenvolvimento do Município de Tejuçuoca com a "entrega" do CEI - CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Ou seja, espaço muito bem estruturado para o desenvolvimento e melhoria da educação das crianças na Terra do Bode. Parabéns!



















segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ENERGIA: CACHOEIRA FUNDA


A casa do nosso conterrâneo, Sr. José Edílson, da Comunidade Cachoeira Funda, esteve e está em festa. Principalmente, pela INAUGURAÇÃO DA INSTALAÇÃO DE ENERGIA em sua residência. Portanto, isso só mostra o desenvolvimento contínuo em que o Município de Tejuçuoca se encontra. Comemoração essa, regrada com um excelente almoço para todos.

Projeto: Criando Oportunidades


Em busca de melhorias para a Geração de Emprego e Renda para a população do Município de Tejuçuoca, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria do Trabalho e da Ação Social, põe em prática o PROJETO: CRIANDO OPORTUNIDADES. O Projeto tem como principal objetivo "desenvolver um processo contínuo de formação profissional, viabilizando a realização de ações de qualificação social e profissional e de estratégias que possibilitem a inclusão social e produtiva destes segmentos".

Logo, o PROJETO: CRIANDO OPORTUNIDADES tem Público-Alvo: Jovens (16 a 24 anos - primeiro emprego), Chefes-de-família (mulheres) cadastradas no CadÚnico, Autônomos, Deficientes, Quilombolas, Afro-descendentes, Indígenas, Apenados penalmente e Desempregados, em geral.

É válido salientar que, a priori, o PROJETO: CRIANDO OPORTUNIDADES atenderá 60 pessoas capacitadas em Corte & Costura. Sendo o curso ministrado em três turmas.

A abertura do curso contou com a presença do Prefeito Edilardo Eufrásio, o Sr. Valmar Bernardo (Secretário do Trabalho e Ação Social) e futuros profissionais. Relata o Prefeito Edilardo: "Ao final do curso, os cursistas terão a oportunidade de ingressarem em seu primeiro emprego, pois um empresário já se prontificou em abrir uma nova fábrica em Tejuçuoca utilizando essa mão-de-obra qualificada".

O Secretário de Ação Social, Valmar Bernardo, mostrou-se muito entusiasmado com a Turma que inicia o curso, pois: "Esta é uma grande oportunidade para aqueles que buscam se profissionalizar e entrar no Mercado de Trabalho com uma boa qualificação".

Logo, a Administração do Gestor Edilardo Eufrásio tem como foco fundamental oferecer melhorias na vida de seus conterrâneos, principalmente, através da Educação, Saúde e Trabalho. Tripé, esse, que serve de sustentação para o desenvolvimento do Ser Humano.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Missa da Saúde em Tejuçuoca

 
A Paróquia de São Pedro, TV Século 21 e Associação do Senhor Jesus promoverão a Missa da Saúde com Frei Rinaldo Stecanella no Município de Tejuçuoca. O grande evento católico realizar-se-á na Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, no dia 06 de Dezembro de 2011, a partir das 17h.
 
A Comitiva da TV ficarão na cidade por três dias, na ocasião o Frei Rinaldo participará:
* Momento com o Terço dos Homens;
* Palestra com a juventude;
* Gravar o Programa Deus Abençõe;
* Celebração da Missa da Saúde, co-celebrada pelo Pároco Pe. José Ribamar Mota Ramos (Tejuçuoca).
 
A Missa tem por objetivo favorecer à todas às pessoas, em especial, aos enfermos um momento eucarístico especial para promovermos uma grande corrente de oração e solidariedade com aqueles que sofrem e padecem a dor, o sofrimento, a fragilidade, a angústia, o medo, etc, causados pela enfermidade. A Missa é um momento muito forte para sentir e experimentar a presença de Jesus Cristo. Portanto, tragam fotos, chaves, peças de roupa, água e outros objetos de devoção para receber a benção.
 
Convidamos você, seus amigos e parentes para essa grande celebração, assim como algum enfermo da família ou amigo. Mobilize sua caravana e divulgue conosco esta grande festa dedicada ao Senhor Jesus.