quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeito Edilardo Eufrásio: Encontro com Governador Cid Gomes em Paracuru


O PRGRAMA: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NA MINHA CIDADE, no último sábado (27/08), esteve no Município de Paracurú. O Governador Cid Gomes e seu Secretariado se reuniram com a população local. O Encontro teve início às 09h30min, no Ginásio Poliesportivo Henrique Domingos Braga Sanders.

Na ocasião, o Governador realizou a entrega de Arcas das Letras, beneficiando 580 Famílias dos municípios de Paracuru, Tejuçuoca, São Luiz do Curú, Tururu e Paraipaba. O PROJETO ARCA DAS LETRAS busca implantar bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. O valor do investimento é de R$ 25 mil.

Com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o Governador realizou ações ligadas ao PROJETO PRIMEIRO PASSO, onde ambos assinaram o Termo de Adesão ao Projeto, para capacitar jovens nos municípios de:
* Amontada: 25 Bolsistas;
* Apuiarés: 50 Bolsistas;
* Caucaia: 75 Bolsistas, 45 Aprendizes e 40 Estagiários;
* Itapipoca: 50 Bolsistas, 62 Aprendizes e 22 Estagiários;
* Paracuru: 25 Bolsistas e 21 Estagiários);
* São Gonçalo: 25 Bolsistas, 45 Aprendizes e 50 Estagiários;
* Tejuçuoca: 50 Bolsistas e 20 Estagiários);
* Uruburetama: 25 Bolsistas.

TEJUÇUOCA. O Secretário do Trabalho e Ação Social, Valmar Bernardo, o Prefeito Edilardo Eufrásio e os Jovens participantes do PEOJETO PRIMEIRO PASSO, juntamente com suas Instrutoras, participaram da Solenidade de Assinatura do Projeto, que já teve iniciou em Tejuçuoca, atendendo 75 jovens do município.
 
 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

EDILARDO EUFRÁSIO - 45 ANOS

Partidos: Prazo para Filiações

Os partidos políticos intensificam suas ações visando filiações; ou seja, os pretensos candidatos municipais às Eleições 2012. Portanto, o mês de Setembro é estratégico para a definição dos pretensos candidatos ao pleito seguinte; pois a legislação exige que o candidato esteja filiado a um partido político, pelo menos, um ano antes das eleições. Logo, os partidos aceleram em busca de filiação; já os insatisfeitos procuram trocar de legenda.

Em 2012, as eleições acontecerão no dia 7 de Outubro; por isso, as filiações terão que ocorrer até o dia 6, ou seja, um ano antes. Os partidos também terão de atualizar a relação de filiados para encaminhamento à Justiça Eleitoral, até 14 de Outubro, próximo.

No Estado do Ceará, praticamente, todos os partidos políticos, em maior ou menor proporção, realizam ações no sentido de fortalecer seus quadros para a disputa eleitoral do próximo pleito.

OPINIÃO: Nesta época a concorrência entre os partidos, por novos filiados, é grande e a troca de legenda por parte de pretensos candidatos, sem mandato, também não é pequena porque cada um avalia onde tem mais chances de vencer. Algumas agremiações, para maior segurança, promovem consultas à Justiça Eleitoral, por meio de iniciativa própria ou por intermédio dos seus representantes no Congresso Nacional. Em Setembro, também, são intensificadas as consultas à Justiça Eleitoral quanto às normas para o próximo pleito.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional - Combate ao Fumo

sábado, 27 de agosto de 2011

TEJUÇUOCA

TCM-CE: Arquiva Denúncia Por Falta De Prova.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará – TCM, JULGOU IMPROCEDENTE a denúncia feita pelos Vereadores do município de Tejuçuoca, João Augusto Goes Mota, Francisco José Brasileiro Ladislau (ambos do PTB) e João Mota Matos (PSB), contra atos oriundos da gestão do Prefeito Edilardo Eufrásio. Na denúncia feita no Ano de 2010, os Vereadores alegaram irregularidades contra o Prefeito na realização da TEJUBODE de 2009 e 2010.

Como NÃO APRESENTARAM PROVAS QUE COMPROVASSEM AS IRREGULARIDADES ALEGADAS, o TCM, após suas investigações, JULGOU IMPROCEDENTE A DENÚNCIA feita por tais Vereadores.

Ou seja, a ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO EDILARDO EUFRÁSIO ESTÁ ISENTA DE QUALQUER ATO ILÍCITO, na realização destes eventos.
 
Confira a documentação da denúncia:
 
 

FESTA NO MALAQUIAS - É HOJE!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gente Da Gente!


ARI COELHO DAMASCENO
Setor Previdenciário de Tejuçuoca.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto de Leitura & Escrita: Umari - Escola Sagrada Família


A Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família da comunidade de Umari lança Projeto que traz como Tema: "Ler e escrever é um processo que se faz com parceira", que será trabalhado pela escola no período de 27 de Agosto à 30 de Novembro.

Elaborado pelas professoras Maria Aparecida Germano da Silva, Maria Rosali Sousa Silva, Cláudia de Fátima Cruz e Marta Cléa Mendes Silva, o presente Projeto se dar pela a necessidade de introduzir, nesta nova geração, a cultura da leitura e da escrita.

O PROJETO: LEITURA & ESCRITA traz como objetivo o hábito da leitura e da escrita e fazer refletir como base que fundamenta a compreensão, resolução e socialização do indivíduo na sociedade atual. Os objetivos específicos são: levar o aluno a prática da leitura e da escrita, despertar para a curiosidade de ler, identificar as datas comemorativas relacionada a cada mês, compreender que a leitura vai além dos símbolos gráficos, participar da leitura sem sentir-se obrigado, diferenciar textos de frases e produzir textos de acordo com cada ano. Traz como metodologia o debate sobre a importância da leitura e da escrita na nossa vida, produção e compreensão através de desenho, leitura e análise textual identificando: frases, palavras, sílabas e letras, segunda-feira itinerante com parceria do Grêmio Escolar Pequeno Polegar, professores, alunos grêmio e amigos da escola, lendo com quem não sabe ler, contagem de história e produção de texto, troca de livros literários, ditados feitos pelos professores e aluno, figuras, caixa itinerante às quartas e quintas-feiras; correio da amizade; roda da leitura; ação do grêmio na leitura e escrita; aluno leitor com aluno que não sabe ler. E tendo a culminância numa grande feira cultural.

PROJETO: JOVEM BOLSISTA


Mais um Projeto voltado para a capacitação e profissionalização dos jovens de Tejuçuoca: PROJETO: JOVEM BOLSISTA. O Projeto: Jovem Bolsista faz parte do Projeto: Primeiro Passo; de iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria do Trabalho e Ação Social do Município de Tejuçuoca. Tal Projeto iniciou-se, no último dia 23 de Agosto (terça-feira), no Laboratório de Informática da Escola São Pedro.

O PROJETO: JOVEM BOLSISTA beneficiará, a priori, 50 jovens com cursos profissionalizantes. Ou seja, serão divididos em duas Turmas, sendo: 25 jovens, na Sede; e, outros 25 jovens, no Retiro (Caxitoré).

O Curso terá duração de 04 meses, sendo em duas etapas: A Etapa 1, condiz com conhecimento prático e teórico em informática, duração de 03 meses; a Etapa 2, refere-se à manutenção e montagem de computadores, duração de 01 mês.

"É válido salientar que o PROJETO: JOVEM BOLSISTA é mais uma vitória para o jovem tejuçuoquense. Uma vez que, busca formar e incentivar o desenvolvimento profissional dos mesmos. Lembrando-se, ainda, que cada participante receberá ajuda de custo através de uma bolsa de R$ 80,00 mensais". Afirma o Prefeito Edilardo Eufrásio.

A Instrutora Hermilha Sales, responsável pela primeira etapa do curso, na Sede, iniciou contatos com os jovens, expondo e familiarizando os mesmos com o formato e sistemática do Projeto. Sendo, também, entregue: fardamento e material do curso, propriamente dito.

Estiveram na abertura do curso: o Prefeito Edilardo Eufrásio, o Secretário Valmar Bernardo, o Vereador Barbosa e o Diretor da Escola São Pedro Marcos Duarte.

domingo, 21 de agosto de 2011

Começar a Semana Bem!!!


Querida Mãe, Nossa Senhora Aparecida,

Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
Vós que sois a mais bela
das Mães,
A quem eu amo de todo o meu coração.


Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.
Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,
Até a hora da minha morte.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VACINA: Contra Paralisia Infantil

VACINA CONTRA PARALISIA INFANTIL.
A melhor forma de prevenir a Paralisia Infantil é a prevenção através da vacinação.
A Vacina contra a Poliomielite é a VPO-SABIN. Deve ser tomada por todas as crianças sendo que a 1ª Dose deve ser tomada aos 2 meses, a 2ª Dose aos 4 meses, a 3ª Dose aos 6 meses, e, após este período, um reforço aos 15 meses.
Portanto, não deixe de vacinar seus filhos nas Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite. Uma vez que, é doença grave e quase erradicada no Brasil.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Após se instalar em seu hospedeiro, o Vírus passa por um período de incubação que pode variar de 2 a 30 dias; Mas, de forma geral, este período leva de 7 a 12 dias.
A transmissão da doença ocorre pela VIA FECAL (ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO COM AS FEZES) ou VIA ORAL (GOTÍCULAS EXPELIDAS PELA BOCA).
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, tendo como uma de suas características, os seus diferentes tipos de manifestação, como, por exemplo: febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica, paralisia e óbito.
Apesar de todas estas formas de manifestação, seu quadro mais comum é a paralisia que afeta em geral os membros inferiores; e, esta, costuma surgir de forma súbita, vindo acompanhada de febre, assimetria, flacidez muscular, sensibilidade conservada e seqüela após dois meses do início da enfermidade.
Há ainda as paralisias menos comuns, sendo que estas afetam os músculos respiratórios e da deglutição, neste caso, há risco de morte para o indivíduo com esta forma de paralisia.
Ambos os tipos de paralisias podem apresentar seqüelas, que podem ser tanto seqüelas paralíticas, como é o caso da paralisia dos membros inferiores, ou, até parada respiratória, devido à paralisia dos músculos respiratórios.

VIII Conferência da Assistência Social - CMAS



O Conselho Municipal da Assistencia Social - CMAS, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Ação Social de Tejuçuoca, realizou  a VIII CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, com o Tema: "Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores".



É válido salientar que reuniões, desse tipo, busca, principalmente, a participação popular, qualificando e aproximando suas necessidades para atender à população tejuçuoquense. Ou seja, neste ano, houve, também, a CONFERÊNCIA DA PESSOA IDOSA. E, até outubro, acontecerá a CONFERÊRNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Personalidades presentes: Prefeito Edilardo Eufrásio, Valmar Bernardo (Secretário da Ação Social), Vereador Barbosa, Francisca Adriela (Conferencista e Representante do Governo Estadual), Francisca Maria (Conselheira do CEAS) e Francisco Carlos (Secretário de Educação de Tejuçuoca).

No pronunciamento do Prefeito Edilardo Eufrásio, o mesmo destacou os trabalhos realizados pelo Secretário Valmar Bernardo em 6 meses  frente a Secretaria, entre eles:
* ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR;
* AMPLIAÇÃO DO PROJETO PRIMEIRO PASSO;
* ATENDIMENTO AO BOLSA-FAMÍLIA;
* VIABILIZAÇÃO DA FEIRA LIVRE FRANCISCA ADÉLIA;
* REVITALIZAÇÃO DO TEJUFLORA;
* ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS;
* REGULARIZAÇÃO do PAA.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ônibus Escolar para Cadeirante


Novo ônibus adquirido, por intermédio do Prefeito Edilardo, para o Município de Tejuçuoca. É assim que se administra uma cidade; sempre em busca da educação de qualidade e do desenvolvimento para todos os tejuçuoquenses. Ou seja, observe o detalhe na porta de entrada do ônibus escolar: ACESSO À CADEIRANTE!

Tejubode 2011: Cabra produz 8 litros de leite!


TEJUBODE 2011. A cabra, Maria Bonita, está fazendo o maior sucesso em feiras agropecuárias realizadas no Estado do Ceará. A cabra da Raça Saanen já ganhou, neste ano, cinco concursos leiteiros. O primeiro foi na Expoinverno realizada em Fortaleza. O segundo título veio na Exposição de Santa Quitéria. A terceira vitória do animal foi na Feira de Itapajé. Em Sobral, Maria Bonita voltou a vencer o concurso.

Sua última façanha foi registrada na Feira Agropecuária de Tejuçuoca, no X TEJUBODE, onde o animal de propriedade do criador Ricardo Rios, da Capril Pai D´Égua, da cidade de Paraipaba, garantiu o título ao produzir 7,920 litros de leite.

Maria Bonita volta a defender o título na próxima exposição que será realizada em Itapipoca. "Esses concursos incentivam o surgimento de novos criadores da Raça Saanen; e, isso é bom porque o mercado ganha novos adeptos e assim, a caprinocultura de leite fortalece o mercado consumidor", relata Ricardo Rios.

A expansão da Raça no Ceará é tão grande que criadores de pequeno porte já apostam no sucesso dos negócios e começam a melhorar seus rebanhos com raças produtivas de leite.

Um dos maiores criadores de cabra leiteira no Estado, Tufir Said, já fez doação de matrizes para o PROJETO BOLSA BODE, pioneiro no Ceará, na cidade de Tejuçuoca. Durante o X TEJUBODE anunciou a doação de oito machos que serão preparados para reprodução na região. "Vamos incentivar os criadores do Ceará a participarem ativamente dessa nova era na caprinocultura cearense. Tudo que estiver ao nosso alcance, iremos fazer para que o Ceará torne-se alto sustentável nesse tipo de empreendimento agropecuário", explica Tufir Said.

O Prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, mostra-se otimista com a chegada da Raça Saanen em seu Município; e, anunciou que em Janeiro de 2012 irá lançar um Programa voltado para cabras leiteiras na cidade.

domingo, 7 de agosto de 2011

TCU condena Vereador João Matos a devolver R$ 767.117,64 aos cofres do CREMEC

O Vereador do Município de Tejuçuoca, João Mota Matos, FOI CONDENADO pelo Tribunal de Contas da União - TCU a restituir aos cofres do Conselho Regional de Medicina do Ceará - CREMEC, a quantia de R$ 767.117,64, FRUTO DO PAGAMENTO DE ANUIDADES, APROPRIADOS INDEVIDAMENTE ENQUANTO O PARLAMENTAR OCUPOU O CARGO DE TESOUREIRO DO ÓRGÃO no período compreendido entre janeiro de 2003 a julho de 2007. ESSES VALORES DEVEM SER DEVOLVIDOS ADICIONADOS DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. O TRIBUNAL APLICOU AINDA MULTA DE R$ 20.000,00 AO RÉU.
Os ministros do TCU REJEITARAM AS ALEGAÇÕES DE DEFESA APRESENTADAS POR JOÃO MOTA MATOS e acolheram parcialmente as razões de justificativa apresentadas por Lino Antônio Cavalcanti Holanda (Presidente do Cremec de outubro de 1998 a setembro de 2003), Ivan de Araújo Moura Fé (tesoureiro no mesmo período e presidente de outubro de 2003 a setembro de 2008), Frederico Jorge de Castro Brito (contador da entidade), Rafael Dias Marques Nogueira (primeiro-tesoureiro na gestão 2003-2008) e Urico Gadelha de Oliveira Neto (segundo-tesoureiro na mesma gestão), réus solidários no processo.
A sentença autoriza ainda a cobrança judicial das dívidas e o parcelamento dos valores a pagar em até 24 (vinte e quatro) parcelas. A decisão do TCU foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de Julho de 2011.

CONFIRA NO LINK ABAIXO A ÍNTEGRA DO ACÓRDÃO:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=12/07/2011&jornal=1&pagina=119&totalArquivos=136

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tejuçuoca: Bônus Verde


BÔNUS VERDE. No último sábado, 30 de Julho, foi lançado mais um programa do Prefeito Edilardo: BÔNUS VERDE. Criado em parceria com o Banco do Brasil. Ou seja, a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca oferece 5% do valor do crédito, para que o beneficiado participe de cursos sobre meio ambiente, tecnologias de criação de caprinos e ovinos, empreendedorismo rural e tenha acompanhamento técnico durante um ano e meio.

Inicialmente, o BÔNUS VERDE tem 35 participantes, que receberam R$ 2.500,00 cada, para a estruturação de suas propriedades e a compra de caprinos e ovinos. Os selecionados para o Projeto foram os produtores que mostraram melhor convivência com a conservação do semiárido. Os beneficiados iniciaram sua participação durante o Tejubode 2011, com a compra de animais e participação de capacitações durante o evento.

A escolha é feita a partir de visita de técnicos, que verificam os que têm maior aptidão de criar os animais. "Eles têm de cumprir as práticas de conservação ambiental, como não fazer queimadas e optar pelo plantio direto e captação in situ - manejo do solo, por tração mecânica ou animal, para captação e infiltração da água na terra", acrescenta.

Tejuçuoca: Programa Bolsa Bode


PROGRAMA BOLSA BODE. Em Tejuçuoca, o PROGRAMA BOLSA BODE distribui caprinos e ovinos aos jovens; que chega à 2ª Turma. Segundo o Prefeito Edilardo, 92% dos participantes da 1ª Turma do Programa, instituído em 2009, continuam na atividade. Atualmente, 20 jovens entre 18 e 25 anos, recebem a Bolsa Bode e integram à Associação dos Criadores de Tejuçuoca. Portanto, cada membro recebeu 10 Cabras e 01 Bode Reprodutor, além do benefício de R$ 100,00 mensais.

Antônio Neiberto Coelho Almeida, 22 anos, integrou a 1ª Turma do Projeto. Em 2009, ele estudava na Escola Agrotécnica de Umirim. Neiberto relata: "No fim de um ano, a gente precisa devolver uma cria para o Projeto e ajudar a turma seguinte". Para participar, segundo ele: o interessado deve ser morador da área rural; e, ter vínculo com agropecuária. "Os técnicos da Prefeitura visitam a propriedade da gente para ver se a gente está no perfil", comenta Antônio Neiberto. Ou seja, ele cria animais para o abate; mas, acrescenta que há outros meios de ganhar a partir da ovinocaprinocultura. "São animais que procriam muito rápido. Em torno de duas crias e meia por ano" diz, satisfeito. Antônio Neiberto, hoje, Técnico em Agropecuária, afirma que o projeto ajudou na melhoria de sua renda familiar. Logo: "Já saí do projeto e já penso em reestruturar minha propriedade. Se eu não tivesse participado do Bolsa Bode, eu teria muita dificuldade em iniciar uma criação dessas. E, melhor, a atuação no Prejeto, abriu portas para um emprego no Instituto Agropolos do Ceará (Organização Social de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado)", afirma.



O PROGRAMA BOLSA BODE incentiva outras ações sociais no município, por exemplo:
* BÔNUS VERDE;
* BOLSA CACTUS;
* TEJUFLORA;
* LEITE ALIMENTA;
* AGENTE EDUCAR.


De acordo com o Sr. Paulo César, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Tejuçuoca, R$ 1,2 milhão é investido em projetos relativos ao agronegócio, por meio de financiamentos do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Tejuçuoca: Mais uma Fábrica


No último 18 de Julho, começou a funcionar, em Tejuçuoca, MAIS UMA NOVA CONFECÇÃO!

Portanto, nas antigas instalações da Rafrow foi instalada mais uma fábrica. Previsão de abertura, no mínimo, de mais 20 NOVOS EMPREGOS.