sábado, 25 de junho de 2011

Tejubode 2011


FALTAM APENAS - 25 DIAS

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Confecção: Novas Instalações na Fábrica de Tecidos em Tejuçuoca












A população de Tejuçuoca, a cada dia, percebe o notório desenvolvimento de seu município, ou seja, nesta semana, recebeu as NOVAS INSTALAÇÕES DA FÁBRICA DE TECIDOS e CONFECÇÕES da Família Carneiro.

O Evento contou com a honrosa participação de vários Secretários, Vereadores, Investidores, Funcionários da Fábrica e do Prefeito Edilardo. Na ocasião, o mesmo agradeceu aos investidores pelas INSTALAÇÕES e pelos EMPREGOS GERADOS no município.

Portanto, isso mostra como é possível a parceria entre investimento privado e poder público em busca da satisfação e do desenvolvimento local. Marca inconfundível da Gestão do Prefeito Edilardo, o bem-estar social.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vaqueiros: 1ª Novena de São Pedro

Os Vaqueiros Nordestinos são personagens indispensáveis nas fazendas, ou seja, são verdadeiros heróis cuidando da boiada e do afazeres rurais, é o amigo do gado (sempre zeloso e carinhoso), conhece cada rês pelo mugido ou às vezes até pelo rastro.
Em Tejuçuoca não é diferente, os vaqueiros são também personagens da cultura local. Portanto, dia 19 de Junho, são homenageados por sua bravura e colaboração no desenvolvimento da região.

Neste ano, a Prefeitura de Tejuçuoca mobilizou mais de 100 vaqueiros na caminhada da fé. Iniciando no Parque Joaozão, por volta, das 17:30h. Coordenada pelo Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Paulo César Uchôa, seguindo para a Igreja Matriz; onde foi rezada a 1ª Novena dos Festejos de São Pedro, padroeiro de Tejuçuoca. Logo após a novena, a vaqueirama retornou ao Parque e, comemoram esse grande dia com forró pé-de-serra, o tradicional leilão e muita comida.

Capacitação: Projeto Bolsa Bode


Iniciou-se no dia 17 de junho, no Parque de Exposição Joãozão em Tejuçuoca, a capacitação de 20 jovens do Projeto Bolsa Bode, realizado em parceria com a prefeitura do município e Banco do Nordeste. Na ocasião, estavam presentes o Diretor Técnico da Agência de Desenvolvimento Econômico Local - ADEL, Adriano Batista, o Secretário de Agricultura de Tejuçuoca, Paulo César e o Prefeito Edilardo Eufrásio.

O evento começou com a apresentação do PROJETO: BOLSA BODE feita pela Coordenadora Carla Lima, que salientou a importância do acompanhamento inicial dos jovens através da capacitação. Já o Secretário de Agricultura, Paulo César, falou sobre as oportunidades dos jovens do campo ao participar do projeto que já está na segunda turma.

Em seguida, foi a vez do Prefeito Edilardo falar aos presentes sobre as conquistas do município com o PROJETO: BOLSA BODE, "temos conseguido várias parcerias, inclusive com o Banco do Nordeste para a implantação da segunda turma, acredito que será um sucesso".

A capacitação tem 05 módulos num total de 100 horas quando serão trabalhados temas como associativismo, empreendedorismo e as técnicas de manejo da caprinovinocultura, será executada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local - ADEL em parceria com a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca e Banco do Nordeste.

O primeiro módulo aconteceu nos dias 17 e 18 e foi ministrado por Adriano Batista que tratou do Tema: Jovem e Associativismo, Fortalecimento da Identidade do Jovem Rural.

O projeto doa 10 matrizes de ovino e caprino, além de capineira, aprisco e uma bolsa auxílio de R$ 100 mensais no período de 01 ano. Ao final do projeto os jovens deverão acessar o Pronaf Jovem para garantir a sustentabilidade das unidades produtivas, além de receber assistência técnica e acompanhamento da equipe gestora.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FECIFEMA 2011 - Feira de Ciências

A Escola Deputado Fernando Mota, localizada na Sede do Município de Tejuçuoca, promoveu a FECIFEMA 2011 - FEIRA DE CIÊNCIAS. Onde, o objetivo foi proporcionar a valorização da criatividade, atitude científica tecnológica e suas aplicações; interagindo escola e comunidade em geral; e o empreendedorismo: concretizando habilidades e competências adquiridas.

Em vários "stands", foram apresentados trabalhos, como, por exemplo, a utilização da palma como alimento, defensivo agrícola à base de pimenta, robótica, minhocário, biodigestor, energia alternativa, purificação da água, cidade sustentável, cobertura vegetal do solo, reciclagem, beneficiamento do couro e apicultura. Todos os projetos foram baseados no desenvolvimento sustentável da região, no intuito de melhorar as condições do meio-ambiente e da produção agrícola do Município de Tejuçuoca.

A Diretora Rita de Cássia e o Coordenador da Área das Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias, Professor João Filho, deram abertura ao Evento às 17h.

A equipe vencedora foi O Esquadrão da Gastronomia - 2° Ano A, composta por Eleane Silva, Gleidson Roger, Kilvia Tatyana, Rayane Nunes, Mirla Almeida e Girlane Rodrigues. Sendo que, a equipe apresentou o PROJETO: GASTRONOMIA COM PALMA, sob a orientação do Professor-coordenador, Edmilson Sousa. A premiação foi de trezentos reais, medalhas, troféu e a oportunidade de representar a escola na Feira Regional.

Em segundo lugar, o PROJETO DE ROBÓTICA da Equipe Agricubótica - 2° Ano C, composta por Bruna Rocha, Eridiana Rodrigues, Saniele Carlos, Silvania Martins, Adriana Duarte, Rafael Magalhaes e Pedro Henrique Fernandes, orientados pelo Professor Mairan Mota. A premiação foi de duzentos reais, medalhas e troféu.

Em terceiro lugar, a Equipe Electrons - 3° Ano D, composta por Roberto Matos, João Evangelista, João Marcos, Márcio Adriano e Antônio Carlos, apresentou o PROJETO: LIMÃO COMO FONTE DE ENERGIA. Orientados pelo Professor Olívio Santos. A premiação foi de cem reais, medalhas e troféu.

Portanto, os alunos da Escola Deputado Fernando Mota estão de parabéns. Uma vez que a FECIFEMA 2011 foi uma verdadeira aula de conhecimento através dos projetos científicos apresentados.


domingo, 19 de junho de 2011

I Conferência da Pessoa Idosa

 
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI de Tejuçuoca, através da Presidente, Valéria Timóteo, e do Secretário de Ação Social, Valmar Bernardo, realizou na última quarta-feira, dia 15 de Junho, a I CONFERÊCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, com o seguinte tema: "Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno em Tejuçuoca".
 
Portanto, o objetivo principal da Conferência foi DEBATER A IMPORTÂNCIA PARA O ENVELHECIMENTO, AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA DO IDOSO. Na ocasião foi lançada a CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO. Salientando-se que 15 de Junho é o Dia Nacional de Combate à Violência.
 
Participou da Conferência cerca de 150 pessoas: sendo 80 Idosos, Diretores das Escolas, Secretários, Vereadores, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Presidente das Federações e demais autoridades locais.
 
A Conferencista foi presideida pela Dra. Adriela - STDS, teve atrações artistas locais, como, por exemplo, Dona. Dadá, que apresentou um cordel com o tema – “O Envelhecimento Saudável” e, Sr. Dedé Zuza, sanfoneiro do Grupo de Idosos, com o excelete forró pé-de-serra na recepção aos convidados e no intervalo do almoço.
 
 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gestão Municipal de Tejuçuoca: Transparência em Primeiro Lugar


No último dia 11 de Junho, o Prefeito Edilardo liderou Reunião com Servidores Municipais aprovados no Concurso Público de Tejuçuoca em 2006. Cujo objetivo principal foi a ASSINATURA e ENTREGA DE DOCUMENTOS referentes à contratação dos mesmos.

Atitude, essa, tomada para mostrar a TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO MUNICIPAL DE TEJUÇUOCA rebatendo, assim, supostas denúncias feitas por Vereadores de Oposição destinadas ao Ministério Público. Ou seja, esses legisladores alegavam irregulareidades nas documentações dos Servidores, sobre tal concurso.

Portanto, de forma TRANSPARENTE e EFICIENTE o Prefeito Edilardo apresentou PROVAS DOCUMENTAIS e ESCLARECIMENTOS que sanaram quaisquer dúvidas sobre tais acusações. Em seguida, os Servidores assinaram e receberam suas documentações.

A Reunião teve a participação de 150 Servidores (aproximadamente), Vereador Barbosa, Secretário Paulo César (Secretaria de Desenvovimento Rural), Secretário Coelho Neto (Secretaria de Turismo), Secretária Jocelma Uchôa (Secretaria de Saúde), Secretário Valmar Bernardo (Secretaria do Trabalho e Ação Social), Secretário Wellington Sávio (Secretaria de Finanças), Marilane Marques (Chefe Setor Pessoal) e outros.
 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

5ª Vaquejada - Fazenda Caiçarinha


5ª VAQUEJADA DA FAZENDA CAIÇARINHA - TEJUÇUOCA - DIAS 25 e 26 DE JUNHO.
PREMIAÇÃO: R$3.000,00 AOS VENCEDORES.

ORGANIZAÇÃO: DÁSIO (VAQUEIRO).

Aviões do Forró - Tejubode 2011


TEJUBODE 2011 - 31/07

terça-feira, 14 de junho de 2011

Utilidade Pública

RECADO DE UMA JUÍZA FEDERAL

POLÍCIA FEDERAL

Para o conhecimento:

SE VOCÊ TIVER INFORTÚNIO DE SER VÍTIMA DE UM SEQÜESTRO-RELÂMPAGO, E TIVER
QUE SACAR DINHEIRO NUM CAIXA ELETRÔNICO, MANTENHA A CALMA E TECLE SUA SENHA DE MANEIRA INVERSA!

POR EXEMPLO, SE SUA SENHA FOR 1234, VOCÊ TECLA 4321.

O CAIXA ELETRÔNICO VAI TE DAR O DINHEIRO; MAS, VAI AVISAR À POLÍCIA, POIS
DIGITAR UMA SENHA INVERTIDA ACIONA O MECANISMO DE EMERGÊNCIA!

POR FAVOR, PASSE A TODOS, ISSO E MUITO IMPORTANTE E A MAIORIA DAS PESSOAS
AINDA NÃO SABE DISSO.

Liliane P. Bastos
CRP: 10529 Brasília - DF
Juíza Federal de Mediação Arbitral - ANAJUS - BRASIL Registro
Nacional: A0097
55 61 3338-6518/9961-7919

Ceará Junino: Etapa Tejuçuoca


A SECULT - Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulgou Edital do Ceará Junino 2011, que proporciona eventos culturais relacionados às tradições cearenses e, principalmente, aos Festejos Juninos. Portanto, o Edital promove o Festival de Quadrilhas Juninas e os Grupos de Quadrilhas Juninas, ou seja, manifestações culturais típicas do período junino.

Na região do Vale do Curu, o Festival irá acontecer no Município de Tejuçuoca, nos dias 24 e 25 de Junho. É válido salientar que as propostas dos municípios de Pentecoste e Tururu ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente.

HINO DE TEJUÇUOCA

Isso sim é cidadania e amor por sua Terra-Natal. Alunos da Escola Felicíssimo Bernardo, da Localidade Caiçara, Tejuçuoca, cantam, de forma espontânea e com civilidade o Hino de Tejuçuoca. Portanto, essa é a demonstração concreta de organização e apoio que a Secretaria de Educação do Município em parceria com o Prefeito Edilardo Eufrásio oferece aos educadores e jovens tejuçuoquenses.


Aumenta Segurança em Tejuçuoca

Ocorreu, em Fortaleza, semana passada, uma reunião com presença do Prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, e o Secretário de Segurança do Estado do Ceará, Coronel Bezerra. Onde, o Tema Fundamental era a busca de MELHORAMENTOS NA SEGURANÇA PARA A ZONA RURAL E SEDE DO MUNICÍPIO DE TEJUÇUOCA. Portanto, o resultado foi que, Edilardo Eufrásio adquiriu, para a Prefeitura 10 CÂMARAS DE VIGILÂNCIA para monitoramento do município. Ou seja, priorizando, sempre, a segurança e tranqüilidade do Povo de Tejuçuoquense.
Enfim, merecem destaques as solicitações, como, por exemplo, o Pró-Cidadania, Aumento do Efetivo Policial, Instalação de Câmeras de Monitoramento, Segurança para o X Tejubode... Dentre outras.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FESTA DE SÃO PEDRO

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lançamento :::::: TEJUBODE 2011


O município de Tejuçuoca se prepara para mais uma edição de uma das maiores festa do Ceará - TEJUBODE - FEIRA DA OVINOCAPRINOCULTURA - que se realizará nos dias 29, 30 e 31 de Julho de 2011. Este ano o evento completa 10 anos de realização e trás muitas novidades, seja nas parcerias, no campo dos negócios realizados durante a feira, ou nas noites de show que é proporcionada à população local e aos visitantes.

A TEJUBODE é sucesso garantido e proporciona ao município de Tejuçuoca um maior desenvolvimento e uma melhora significativa na economia local. O evento deste ano teve seu lançamento oficial, em solenidade realizada às 19h, sábado, 04, no Parque de Exposições Joaozão, em Tejuçuoca. Na ocasião, foram apresentados à população local o projeto de realização da 10ª Edição do Evento, seus objetivos, formato, perspectivas e o investimento total que será feito para realização da feira, bem como o retorno que o mesmo proporcionará ao município.

Estavam presentes: o Prefeito Edilardo Eufrásio, Vereador Barbosa, Vereador Zé Sidor, Vereador Elso Lopes, Secretários e demais autoridades, que explanaram suas expectativas e idéias para um público de, aproximadamente, 300 pessoas, que se fizeram presente ao evento.  É válido salientar que, este ano o evento será realizado com mais de 80% dos recursos próprios do município, onde somente R$ 100.000,00 foi conseguido mediante Emenda junto ao Ministério do Turismo pelo Senador, Eunício Oliveira. O evento deste ano terá um investimento  de aproximadamente: R$ 601.000,00. Gerarando de forma direta e indiretamente para o município, um retorno, aproximadamente: R$ 2.400.000,00.

Portanto, a Prefeitura de Tejuçuoca fará um investimento, de aproximadamente R$ 500.000,00 que já estão garantidos, mediante reserva econômica feita desde meados do Segundo Semestre de 2010, pelo prefeito municipal. Ou seja, investimento que trará um retorno de quase quatro vezes mais, comprovando assim, que o evento é de tamanha importância para o desenvolvimento do município, relatou o Prefeito Edilardo Eufrásio.

PROJETO PRIMEIRO PASSO: NOVA TURMA

PROJETO PRIMEIRO PASSO:
Este Projeto foi celebrado através da parceria entre Governo e a Secretaria do Trabalho e Ação Social do município de Tejuçuoca. Esta Secretaria tem à frente o Sr. Valmar Bernardo, que com apoio do Coordenador Municipal do Projeto, o Sr. Ari Coelho, visitaram os comerciantes da Sede do município, acompanhados pelos jovens que iniciarão as atividades deste projeto.
Portanto, a SEGUNDA TURMA iniciou-se com 20 jovens, que estam concluindo o Terceiro Ano do Ensino Médio. Esta é mais uma oportunidade que a juventude de Tejuçuoca tem para iniciar sua vida profissional e ingressarem no mercado de trabalho. Este evento teve a participação marcante do Vereador Barbosa.
 
ENTENDA PROJETO PRIMEIRO PASSO:
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, Executora do Projeto Primeiro Passo, apresenta a ação de Estágio Remunerado.
O objetivo é possibilitar aos jovens, de 17 a 21 anos, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas, a vivência das atividades e da rotina do ambiente de trabalho em empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, além de incentivar o compromisso social dessas empresas.
O estágio deve ter duração de 6 meses, com 4horas/dia, de segunda a sexta-feira. O jovem será capacitado pela equipe do SINE/IDT através da Oficina de Orientação para o Mercado de Trabalho. O Estagiário receberá bolsa de 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), auxílio transporte, 15 dias de recesso e seguro contra acidentes pessoais, que serão custeados pelo Governo do Estado do Ceará. As atividades a serem exercidas devem acrescentar conhecimento ao jovem.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como gerar emprego e renda?

O Prefeito Edilardo Eufrásio explica como fazer para GERAR EMPREGO E RENDA para um município. É assim que ele tem uma administração fundamentada no trabalho e desenvolvimento para o Município de Tejuçuoca. Assista, atentamente, ao vídeo!


segunda-feira, 6 de junho de 2011

É Trabalhando que Crescemos

O prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, conseguiu, após estudos técnicos do Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística - IBGE  e do Instituto de Pesquisas Econômicas do Ceará - IPECE, que a população do município de Tejuçuoca aumentasse em 384 habitantes, o suficiente para que o Município saísse da condição de 1.0 na Escala do Fundo de Participação dos Municípios - FPM para 1.2, melhorando, assim, a receita mensal do município. Ou seja, Tejuçuoca foi a cidade que mais cresceu nos últimos oito anos, em todo o Vale do Curu.
Outro ponto que merece destaque é o acordo selado entre os prefeitos de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, e o de Itapajé, Padre Marques, que definiu os limites territoriais dos dois municípios. Portanto, após esse acordo, a Terra do Bode terá direito, aualmente, a uma receita de R$ 1,2 milhão, através dos recursos do FPM, Sistema Único de Saúde e Fundo Nacional de Educação Básica. Ou seja, será R$ 100 mil, mensais, que entrarão no erário da Prefeitura de Tejuçuoca.

domingo, 5 de junho de 2011

Programa: Saúde Cuidando de Você


Com o crescimento populacional do Muncípio de Tejuçuoca, o Prefeito Edilardo Eufrásio, na sua gestão administrativa, empreendedora e eficaz, através da Secretaria de Saúde, organizou e formatou o PROGRAMA: SAÚDE CUIDANDO DE VOCÊ.
Pelo qual seu maior objetivo é ampliar as condições estruturais existentes, contribuindo para a melhoria da qualidade das ações ofereceidas à população, implementando e garantindo, um atendimento mais humano e eficaz. Tendo como meta uma saúde mais igulitária, democrática e popular para todos os munícipes.

sábado, 4 de junho de 2011

PROGRAMA: LEITE ALIMENTA


Mais um programa inovador, criado e desenvolvido pelo Prefeito Edilardo Eufrásio, jovem Gestor, empreendedor que sempre está na busca do desenvolvimento do Município de Tejuçuoca e, principalmente, pelo bem-estar do povo Tejuçuoquense.
O PROGRAMA: LEITE ALIMENTA faz parte da Agricultura Familiar, ou seja, uma atividade desenvolvida no município de Tejuçuoca, com eficácia e desempenho, na geração de ocupação e renda com visível melhoria da qualidade de vida; Onde toda a família se empenha e consegue muito mais para o suprimento das suas demandas existenciais.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Prefeito Edilardo Eufrásio Afirma: PURA POLITICAGEM


PREFEITO EDILARDO NEGA IRRUGALARIDADES E ALEGA "POLITICAGEM".
Edilardo afirmou que o Fotógrafo, Manoel Lima de Sousa, falecido em 2008, figura na Folha de Pagamento da Prefeitura de Tejuçuoca por falha no Portal da Transparência.
"Politicagem" e Falha no Portal da Transparência do Município de Tejuçuoca. Motivos esses apresentados por Edilardo Eufrásio pelo equívoco que o Fotógrafo, Manoel Lima de Sousa (Falecido em 2008), figurasse na Folha de Pagamento, tendo recebido R$24.103,90 por Serviços Prestados no ano de 2009.
O Prefeito afirmou que o Fotógrafo ocupou o Cargo Comissionado de Assessor de Imprensa da Prefeitura de Tejuçuoca, até Agosto de 2007, quando foi exonerado.
Edilardo afirma, ainda, que o salário-base de Manoel Lima era de R$400,00. Todavia, o falecimento do Fotógrafo não teria sido comunicado à Receita Federal. E, conseqüentemente, a Declaração do Exercício de 2008 de Manoel Lima estaria pendente.

Após requerimento do Prefeito Edilardo, o Banco do Brasil, remete à Prefeitura um Ofício, onde afirma o "NÃO CONSTA" NENHUM PAGAMENTO AO SERVIDOR MANOEL LIMA DE SOUSA, APÓS O PERÍODO DE OUTUBRO DE 2008. Uma vez que, o Banco do Brasil é a Instituição responsável pelo Repasse da Folha de Pagamento dos Servidores Municipais de Tejuçuoca.
Edilardo Eufrásio decretou, ainda, a contratação de Auditoria para fiscalizar, em todas as instâncias, a Prefeitura Municipal, com o objetivo de averigüar irregularidades provenientes da Gestão anterior. E, também, crimes contra o erário público.

"PURA POLITICAGEM".
Segundo o Prefeito Edilardo, o Portal da Transparência de Tejuçuoca que, ainda em 2002, consta Manoel Lima ocupando vários cargos na Secretaria de Administração e Finanças.
Naquele período, governava o município o ex-prefeito João Mota que RESPONDE PROCESSO POR IMPROBIDADE ADMNISTRATIVA, sendo ele pai do Vereador Guto Mota que denunciou "possíveis" irregularidades.
IMPORTANTE: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA É AQUELE QUE SE UTILIZA DE CONDUTA INCORRETA, DESONESTA, ILEGAL E ABUSIVA DO AGENTE PÚBLICO, E COM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, COM PREJUÍZO AO ERÁRIO PÚBLICO OU COM INFRIGÊNCIA AOS PRÍCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO.

Quanto ao Vereador João Matos, que também denunciou "possível" irregularidade, o Prefeito Edilardo afirmou que o mesmo não teria "respaldo" pra fazer tais acusações; uma vez que, também, RESPONDE POR AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA referente ao período que foi Tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) entre Janeiro de 2003 a Julho de 2007. O VEREADOR JOÃO MATOS É ALVO DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, ACUSADO DE DESVIAR MAIS DE R$ 765.000,00 das anuidades dos Profissionais da Saúde.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prefeito Edilardo: Esclarece!

A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, representada pelo Prefeito Edilardo Eufrásio solicita junto ao Banco do Brasil "evetuais" pagamentos que dizem terem sidos feitos ao Servidor Manoel Lima de Sousa, durante o PERÍDO DE OUTUBRO DE 2008 À DEZEMBRO DE 2009.



Portanto, por sua vez, a Instituição Banco do Brasil, comprova, conforme solicitação, que o Servidor Manoel Lima de Sousa, sob o Cadastro mde Pessoa Física - CPF: 316.485.683-00, NÃO TEVE REMESSA DE PAGAMENTOS NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2008 À DEZEMBRO DE 2009. Portanto, NÃO CONSTA, como beneficiário o Servidor Manoel Lima de Sousa, neste período.


Nota Oficial de Esclarecimentos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEJUÇUOCA
Rua Mamede Rodrigues Teixeira, 489 – Centro
CEP: 62.610-000 – FONE: (85) 3323.1287
CNPJ: 23.489.834/0001-08


NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO

Tejuçuoca, 1º de junho de 2011.

O Prefeito Municipal de Tejuçuoca, Estado do Ceará, Cidadão Edilardo Eufrásio da Cruz, vem a público esclarecer a matéria jornalística veiculada pelo Jornal O Povo – Edição deste dia 1º de junho de 2011, noticiando que a Prefeitura de Tejuçuoca pagou R$ 24 mil por trabalho de defunto.

Segundo a reportagem de O Povo, na folha de pagamento do Executivo Tejuçuoquense o fotógrafo Manoel Lima de Sousa, falecido em 2008, atuou como professor e chefe de gabinete em 2009, fato denunciado pelos vereadores de Tejuçuoca Guto Mota (PTB) e João Matos (PSDB), fundados em dados que os mesmos afirmam terem obtidos no Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

De exórdio, necessário se faz levar ao conhecimento público o recente rompimento político ocorrido entre o atual Prefeito Edilardo Eufrásio e o ex-Prefeito João Mota, pai do vereador Guto Mota, fato que isoladamente já dá indícios das motivações da denúncia.

Não se pode acreditar que os fatos denunciados tiveram origem em dados obtidos no TCM, e se assim ocorreu, informações foram manipuladas para omitir que o falecido fotógrafo Manoel Lima, foi nomeado em 2002 pelo então Prefeito João da Silva Mota Filho, conforme imagem reproduzida do Portal da Transparência do TCM:

 
Como se pode vê na imagem extraída do Portal do TCM, em 2002 na gestão do ex-Prefeito João Mota, Manoel Lima ocupava diversos cargos efetivos na Secretaria de Administração e Finanças.

Quando ocorre mudança de prefeito, não ocorre mudança de estrutura administrativa, nem ocorre mudança de folha de pagamento, e, desta forma, o atual banco de dados dos servidores municipais ainda é aquele recebido da gestão anterior, passivo, portanto de irregularidades decanas.

Não está descartada a hipótese de ter sido enviado pela Prefeitura Municipal de Tejuçuoca ao TCM dados digitais em mídias danificadas ou corrompidas, esclarecendo reiteradamente que o banco de dados da folha de pagamento municipal vem desde a gestão iniciada em 1997 e findada em 2004, daí porque em face da denúncia já foi determinada a realização de uma auditoria especializada sobre tais dados.

Também foram solicitadas junto ao Banco do Brasil informações no sentido de esclarecer se a partir do dia 1º de agosto de 2007, ocasião em que o Sr. Manoel Lima foi exonerado do cargo de Assessor de Impressa da Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, conforme Portaria a seguir estampada, foram efetuados pagamentos por remessa bancária fopag tendo como favorecido referido ex-assessor:
 
Outro ponto que merece destaque é o fato do vereador denunciante João Matos ter sido o candidato derrotado pelo prefeito Edilardo Eufrásio nas eleições municipais de 2004, e que o rompimento dos grupos políticos locais coloca em ruínas a oligarquia do ex-prefeito João Mota, motivando assim aquele desespero peculiar dos políticos ficha suja de acordo com a relação de prefeitos/gestores enviada pelo TCM a Justiça Eleitoral a seguir ilustrada:
 
 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Empossado Conselho Tutelar



Na última sexta-feira, 27 de Maio, ocorreu no Centro Interescolar, a SOLENIDADE DE POSSE DA EQUIPE DO CONSELHO TUTELAR. Este novo Corpo de Conselheiros tem uma missão primordial: Promover o bem-estar das crianças e adolescentes do Município de Tejuçuoca. Portanto, os Conselheiros responsáveis são: Gleicy Leal, Eliana dos Santos, Andréia Saraiva, Beto Sales e Zilmar Mesquita. Equipe, esta, para o mandato de 3 anos.

Comenta o Prefeito Edilardo: "A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca está de braços abertos e apta a servir em tudo o que for necessário no Conselho Tutelar deste município. Alerto, ainda, sobre a responsabilidade e o compromisso assumido por cada um. Parabenizo todos os Conselheiros. Desejo-lhes, sucesso nesta empreitada".

Estiveram presentes ao evento: Secretário do Trabalho e Ação Social (Valmar Bernardo), Secretário de Educação (Francisco Carlos), Secretário de Finanças (Sávio Montenegro), Vereador Barbosa, Vereador Mota Filho, Vereador Zé Sidôr, ex-presidente do Conselho (Adriana Barreto), Primeira-Dama (Heloíde Estevam) e o Prefeito Edilardo Eufrásio.






Marcelo Sampaio, Responde!


COMENTÁRIOS DO LEITORES:
Comentário de Francimar Cruz feito no blog Baladeira de Paramoti: Realmente se for tudo isso que estar sendo postado é grave a situação da saúde de Paramoti. Amigo Marcelo porque a comparação da administração do prefeito de Paramoti com o de Tejuçuoca? Por que não compara com a de General Sampaio, Apuiarés, Caridade ou Canindé? Só vejo você falar de Tejuçuoca e não nas demais cidades que citei. Você ganha alguma coisa pra fazer essa comparação? Acho que alguém já lhe perguntou isso não é curioso a comparação.
Lá vou eu com a resposta a esta pergunta. Conheci o prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, em Paramoti no ano passado. Estava na Palhoça da Angélica da minha segunda familia (Valdir, Dona Graça e Gérson do Povo) e fui apresentado ao prefeito. Ele me contou como administrava e o que fazia para desenvolver Tejuçuoca. Eu com a minha sinceridade falei que se ele tivesse feito 10% do que ele falou, ele era um excelente prefeito. Fui convidado a visitar a cidade; e, em janeiro deste ano fui conhecer Tejuçuoca.
Só informando que fui ao municipio por minha conta, sem nenhuma ajuda de nenhum politico. Conheci projetos desenvolvidos pela administração daquela cidade, e fiquei maravilhado com o que vi. Ele não fez 10% do que falou, cumpriu mesmo foi 100%. Ele seria o prefeito ideal para desenvolver Paramoti se pudesse. Hospitais, moradias, água, bolsa-família, instalação de fábricas gerando empregos, projetos na área da educação, lá tudo funciona. Para governar Paramoti teria que ser um prefeito com desejo de mudanças. Mas se lá deu certo, porque não daria em Paramoti?
Para comprovar o que eu escrevo, assistam aos videos sobre Tejuçuoca na Tv Paramoti (YOUTUBE). Para ir a Canindé, Caridade, Apuiarés e General Sampaio para verificar a situação daquelas prefeituras, teria que ter muito tempo disponivel. Meu tempo é muito restrito e procuro passá-lo em Paramoti.
Não ganho nada para fazer a comparação entre os dois prefeitos. Na realidade eu comparo as administrações para você ter idéia como a administração de Paramoti é ruim.
Por exemplo: Confecção em Tejuçuoca que emprega 200 pessoas. A administração já conseguiu gerar mais de mil e trezentos empregos.